Desenvolvimento de competências de segurança do paciente em residentes de cirurgia e anestesia pela análise sistêmica de eventos de segurança: um guia para o desenvolvimento curricular e a avaliação das percepções dos residentes a longo prazo
Estudos anteriores demonstraram que os residentes que participam da investigação de eventos de segurança do paciente tornam-se mais engajados em atividades futuras de segurança. Atualmente, existe uma lacuna na participação de residentes na análise de eventos de segurança. O objetivo deste estudo foi desenvolver e implementar um currículo sustentável, liderado por professores, para a participação de residentes na investigação de eventos e avaliar as suas percepções sobre o treinamento pelo menos um ano após sua conclusão. Ao todo, 165 residentes de três especialidades participaram de um currículo formal de treinamento, chamado RCA2, entre 2013 e 2019. Em novembro de 2019, os mesmos residentes foram convidados a preencher um questionário que examinava suas percepções sobre o treinamento, incluindo as ferramentas e técnicas ensinadas, tais como o mapeamento de eventos, a diagramação de causas e efeitos e o desenvolvimento de planos de ação para resolver problemas e condições inseguras. A taxa de resposta da pesquisa foi de 36% (60/165). Ao todo, 63% (38/60) dos residentes que responderam à pesquisa disseram acreditar que o treinamento RCA2 deveria ser fornecido a todos os residentes. Os ex-residentes avaliaram favoravelmente as ferramentas e habilidades ensinadas no treinamento, com uma pontuação média de 3,6 (IC 95%, 3,5-3,7). Além disso, 48% dos residentes que responderam (29/60) acreditavam que o treinamento havia melhorado a forma como identificam e resolvem problemas. O currículo e o programa de desenvolvimento do corpo docente serviram como uma intervenção eficaz para abordar as lacunas identificadas na área da segurança do paciente na educação médica de pós-graduação.
Previous studies have demonstrated that residents participating in patient safety event investigations become more engaged in future patient safety activities. Currently, there is a gap in resident participation in patient safety event analyses. The objective was to develop and implement a sustainable, faculty-led curriculum for resident participation in patient safety event investigations and to evaluate resident perceptions of the training at least one year following completion of the training. One hundred sixty-five residents from three specialties participated in a formal RCA2 training curriculum from 2013 to 2019. In November 2019, the same residents were asked to complete a survey which examined their perception of the training including the tools and techniques such as event mapping, cause-and-effect diagramming, and developing action plans for solving problems and unsafe conditions. The survey response rate was 36 % (60/165). Sixty-three percent (38/60) of the residents responding to the survey believed that RCA2 training should be provided to all residents. Former residents rated the RCA2 training tools and skills favorably, 3.6 median score (3.5–3.7, 95 % C.I.). Forty-eight percent of responding residents (29/60) believed that the previous RCA2 training improved the way they identify and solve problems. The curriculum and faculty development program provides an effective intervention to address the current, identified gaps in patient safety in graduate medical education.