Desenvolvimento de organizações de saúde que promovem o aprendizado e exploram a excelência diagnóstica: um plano de ação

Singh, H. ; Upadhyay, D.K. ; Torretti, D.
Título original:
Developing Health Care Organizations That Pursue Learning and Exploration of Diagnostic Excellence: An Action Plan
Resumo:

A redução dos erros de diagnóstico é o próximo grande desafio para a segurança do paciente. Os esforços de melhoria da segurança relacionada ao diagnóstico devem se tornar uma prioridade para as organizações de saúde, as entidades pagadoras e os órgãos de acreditação; no entanto, há muito poucos incentivos externos, políticas e orientações práticas para desenvolver esses esforços. Neste artigo, destacamos de que forma as organizações de saúde podem fomentar o aprendizado e explorar a excelência diagnóstica. Baseando-nos nas evidências atuais e em nossas experiências recentes com o desenvolvimento de uma organização em Geisinger, propomos um plano de ação com 5 pontos, e os mecanismos políticos correspondentes, para apoiar o desenvolvimento do aprendizado e da excelência diagnóstica. As recomendações, aplicáveis a muitas organizações de saúde, incluem: (1) implementar um centro virtual para coordenar as atividades organizacionais de melhoria do diagnóstico, tais como a identificação de riscos e a priorização de intervenções que atravessam as fronteiras intrainstitucionais, promovendo ao mesmo tempo uma cultura de aprendizado e segurança; (2) participar de novas iniciativas científicas para gerar e traduzir evidências, dada a rápida evolução da “ciência básica” sobre a excelência diagnóstica; (3) evitar a “tirania dos indicadores”, colocando o foco na medição para a melhoria, ao invés do uso de indicadores para recompensar ou punir; (4) envolver os profissionais clínicos em atividades para melhorar o diagnóstico e contextualizar positivamente as oportunidades perdidas como possibilidades de aprendizado, e não como erros; e (5) desenvolver uma cultura de responsabilização baseada no envolvimento e no aprendizado com os pacientes, que muitas vezes são fontes de informações pouco exploradas. Apresentamos também ações políticas específicas para apoiar as organizações na implementação destas recomendações. Sugerimos que este plano de ação pode fomentar o progresso científico, prático e político necessário para alcançar a excelência diagnóstica e reduzir a ocorrência de danos evitáveis aos pacientes. 
 

Resumo Original:

Reducing errors in diagnosis is the next big challenge for patient safety. Diagnostic safety improvement efforts should become a priority for health care organizations, payers, and accrediting bodies; however, external incentives, policies, and practical guidance to develop these efforts are largely absent. In this Perspective, the authors highlight ways in which health care organizations can pursue learning and exploration of diagnostic excellence (LEDE). Building on current evidence and their recent experiences in developing such a learning organization at Geisinger, the authors propose a 5-point action plan and corresponding policy levers to support development of LEDE organizations. These recommendations, which are applicable to many health care organizations, include (1) implementing a virtual hub to coordinate organizational activities for improving diagnosis, such as identifying risks and prioritizing interventions that cross intra-institutional silos while promoting a culture of learning and safety; (2) participating in novel scientific initiatives to generate and translate evidence, given the rapidly evolving "basic science" of diagnostic excellence; (3) avoiding the "tyranny of metrics" by focusing on measurement for improvement rather than using measures to reward or punish; (4) engaging clinicians in activities for improving diagnosis and framing missed opportunities positively as learning opportunities rather than negatively as errors; and (5) developing an accountable culture of engaging and learning from patients, who are often underexplored sources of information. The authors also outline specific policy actions to support organizations in implementing these recommendations. They suggest this action plan can stimulate scientific, practice, and policy progress needed for achieving diagnostic excellence and reducing preventable patient harm. 
 

Fonte:
Scopus Premium ; 95(8): 1172-1178; 2020. DOI: 10.1097/ACM.0000000000003062.