Desenvolvimento e validação da pesquisa de cultura de segurança do paciente da Veterans Health Administration

David C Mohr ; Caridade Chen ; Jeniffer Sullivan ; Guilherme Gunnar ; Laura Damschroder
Título original:
Development and Validation of the Veterans Health Administration Patient Safety Culture Survey
Resumo:

Fundamentação, metas e objetivos: A cultura de segurança do paciente (CSP) é um conceito importante em organizações de cuidados de saúde, e mensurá-la pode levar a uma melhor comunicação de eventos de segurança do paciente. Procurou-se testar e validar uma versão abreviada de uma medida de CSP na Veterans Health Administration (VHA). Métodos: Um conjunto inicial de 34 itens foi identificado para representar a pesquisa de cultura de segurança do paciente da VHA (VHA Patient Safety Culture Survey - VHA-PSCS). Os itens foram gerenciados como parte de uma pesquisa anual em junho de 2019 (N = 205.117, taxa de resposta de 66,1%). Obtivemos uma amostra dividida pela metade e conduzimos uma análise fatorial exploratória e confirmatória para identificar os fatores. Examinou-se a confiabilidade juntamente com a validade de construto e critério do VHA-PSCS em relação a outras atitudes e comportamentos no local de trabalho. Resultados: O instrumento final inclui 20 itens com 4 escalas derivadas da análise fatorial: (a) identificação de riscos e cultura justa; (b) transparência e mitigação de erros; (c) comunicação e confiança do supervisor; e (d) coesão e engajamento da equipe. A confiabilidade foi baseada nos coeficientes α de Cronbach e no teste das metades (split-half). Para a validade de critério, as correlações de Spearman foram superiores a 0,40 entre as escalas VHA-PSCS e a satisfação e a experiência de trabalho intrínseca dos funcionários. As correlações foram maiores que 0,20 entre as escalas VHA-PSC e a intenção de sair, o burnout e o relato autoavaliado de incidentes de erro. Conclusões: O VHA-PSCS reflete 4 dimensões de segurança do paciente. O instrumento pode ser usado como padrão de referência e comparação do progresso da transformação da CSP da VHA em toda a organização e nos centros médicos, para fortalecer a comunicação, a investigação e a qualidade do cuidado de eventos de segurança do paciente. 

Resumo Original:

Rationale, Aims, and Objectives Patient safety culture (PSC) is an important concept in healthcare organization, and measuring it can lead to improved patient safety event reporting. We sought to test and validate an abbreviated version of a PSC measure within the Veterans Health Administration (VHA). Methods An initial set of 34 items was identified to represent the VHA Patient Safety Culture Survey (VHA-PSCS). The items were administered as part of an annual survey administration in June 2019 (N = 205,117, 66.1% response rate). We derived a split-half sample and conducted exploratory and confirmatory factor analysis to identify factors. We examined reliability along with construct and criterion validity of the VHA-PSCS in relation to other workplace attitudes and behaviors. Results The final instrument includes 20 items with 4 scales derived from factor analysis: (a) risk identification and just culture; (b) error transparency and mitigation; (c) supervisor communication and trust; and (d) team cohesion and engagement. Reliability was supported based on Cronbach α coefficients and split-half testing. For criterion validity, Spearman correlations were greater than 0.40 between VHA-PSCS scales and employee satisfaction and intrinsic work experience. Correlations were greater than 0.20 between VHA-PSC scales and intent to leave, burnout, and self-rated reporting of error incidents. Conclusions The VHA-PSCS reflects 4 dimensions of patient safety. The instrument can be used to benchmark and compare progress of VHA's PSC transformation across the organization and within medical centers, to strengthen patient safety event reporting, investigation, and quality of care. 
 

Fonte:
J Paciente Seguro ; 18(6): 539-545; 2022. DOI: 10.1097/PTS.0000000000001027.