Dez desafios na melhoria de qualidade no cuidado de saúde: lições extraídas de avaliações do programa da Health Foundation e da literatura relevante
Contexto: As avaliações formais de programas são uma importante fonte de aprendizado sobre as dificuldades encontradas na melhoria de qualidade no cuidado de saúde e sobre a forma de enfrentar tais dificuldades. O objetivo dos autores foi associar as lições extraídas de avaliações dos programas de melhoria da Health Foundation à literatura relevante.
Métodos: Os autores analisaram relatórios de avaliação de cinco programas de melhoria da Health Foundation, usando um método de síntese denominado "melhor ajuste" (best fit), no qual um referencial explicativo preexistente foi usado para a codificação inicial e, em seguida, atualizado em resposta à análise realizada. Também foi feita uma revisão narrativa rápida da literatura relevante.
Resultados: Os autores identificaram dez desafios principais: reconhecimento pelas pessoas de que existe um problema relevante para elas; convencimento destas pessoas de que a solução escolhida é a correta; estabelecimento de mecanismos apropriados para a coleta de dados e para o monitoramento de sistemas; ambições e projectness; culturas, capacidades e contextos organizacionais; fragmentação entre os setores e falta de envolvimento dos profissionais; liderança; incentivos à participação e responsabilização profissional; garantia de sustentabilidade; risco de consequências não intencionais. Foi identificada uma série de táticas que podem ser usadas para responder a essas dificuldades.
Discussão: O processo de melhoria pode ser complicado e lento, e pode enfrentar muitas dificuldades. As avaliações formais ajudam a reconhecer a natureza dessas dificuldades e a enfrentá-las.
Background: Formal evaluations of programmes are an important source of learning about the challenges faced in improving quality in healthcare and how they can be addressed. The authors aimed to integrate lessons from evaluations of the Health Foundation's improvement programmes with relevant literature.
Methods: The authors analysed evaluation reports relating to five Health Foundation improvement programmes using a form of "best fit" synthesis, where a pre-existing framework was used for initial coding and then updated in response to the emerging analysis. A rapid narrative review of relevant literature was also undertaken.
Results: The authors identified ten key challenges: convincing people that there is a problem that is relevant to them; convincing them that the solution chosen is the right one; getting data collection and monitoring systems right; excess ambitions and "projectness"; organisational cultures, capacities and contexts; tribalism and lack of staff engagement; leadership; incentivising participation and "hard edges" securing sustainability; and risk of unintended consequences. The authors identified a range of tactics that may be used to respond to these challenges.
Discussion: Securing improvement may be hard and slow and faces many challenges. Formal evaluations assist in recognising the nature of these challenges and help in addressing them.