A educação de pacientes e familiares pode prevenir a ocorrência de erros no cuidado de saúde: Um estudo descritivo

Yoon-Sook Kim ; Hyuo Sun Kim ; Hyun Ah Kim ; Jahae Chun ; Mi Jeong Kwak ; Moon-Sook Kim ; Jee-In Hwang
Título original:
Can patient and family education prevent medical errors? A descriptive study
Resumo:

CONTEXTO: Este estudo procurou compreender como a educação do paciente e seus familiares pode ajudar a prevenir erros no cuidado de saúde, gerando assim dados básicos para o desenvolvimento de conteúdos educacionais. MÉTODOS: Este estudo descritivo consistiu num inquérito com pacientes, familiares e profissionais responsáveis pela segurança do paciente para investigar a relação entre o conteúdo educacional e a prevenção de erros no cuidado de saúde. Utilizamos o teste do qui-quadrado e ANOVA para derivar os resultados. O conteúdo educacional utilizado neste estudo consistiu em informações de saúde (1. medicamentos atuais, 2. alergias, 3. histórico de saúde, 4. tratamentos/exames prévios e complicações associadas) e a expressão de preocupações (1. higienização das mãos, 2. identificação do paciente, 3. perguntas sobre condições médicas, 4. perguntas sobre os resultados de exames, 5. perguntas sobre comportamento e mudanças no estilo de vida, 6. perguntas sobre o plano de cuidado, 7. perguntas sobre medicamentos, 8. perguntas sobre interações medicamentosas). RESULTADOS: Neste estudo, o primeiro critério para a escolha de um hospital para tratamento na Coreia foi "hospital com um médico famoso" (58,6% dos pacientes; 57,7% dos familiares). Dos pacientes e familiares participantes, 82,2% responderam que os hospitais na Coreia eram seguros. A educação mais comum nos hospitais é "descreva a sua condição de saúde", transmitida a 69,0% dos pacientes, e "orientações para a hospitalização", transmitida a 63,4% dos familiares. Observamos diferenças estatisticamente significativas nas respostas de pacientes, familiares e profissionais responsáveis pela segurança do paciente sobre os fatores mais importantes para a prevenção de eventos de segurança do paciente (p=0,001). Entre os pacientes e familiares, o fator mais importante foi o "envolvimento de pacientes e familiares" (31,0% dos pacientes; 39,4% dos familiares) e os profissionais de segurança do paciente tiveram a maior "cultura de segurança do paciente" (47,8%). CONCLUSÕES: Os participantes consideraram que o conteúdo educacional desenvolvido através deste estudo poderia prevenir erros no cuidado de saúde. Esperamos que os resultados deste estudo gerem dados básicos para campanhas nacionais de segurança do paciente e para o desenvolvimento de conteúdo educacional padronizado destinado a prevenir erros no cuidado de saúde.
 

Resumo Original:

BACKGROUND: This study aims to increase understanding of how patient and family education affects the prevention of medical errors, thereby providing basic data for developing educational contents. METHODS: This descriptive study surveyed patients, families, and Patient Safety Officers to investigate the relationship between educational contents and medical error prevention. The Chi-square test and ANOVA were used to derive the results of this study. The educational contents used in this study consisted of health information (1. current medicines, 2. allergies, 3. health history, 4. previous treatments/tests and complications associated with them) and Speak Up (1. handwashing, 2. patient identification, 3. asking about medical conditions, 4. asking about test results, 5. asking about behaviour and changes in lifestyle, 6. asking about the care plan, 7. asking about medicines, and 8. asking about medicine interactions). RESULTS: In this study, the first criterion for choosing a hospital for treatment in Korea was 'Hospital with a famous doctor' (58.6% patient; 57.7% families). Of the patients and their families surveyed, 82.2% responded that hospitals in Korea were safe. The most common education in hospitals is 'Describe your medical condition', given to 69.0% of patients, and 'Hospitalisation orientation', given to 63.4% of families. The most important factors in preventing patient safety events were statistically significant differences among patients, family members, and Patient Safety Officers (p = 0.001). Patients and families had the highest 'Patient and family participation' (31.0% of patients; 39.4% of families) and Patient Safety Officers had the highest 'Patient safety culture' (47.8%). CONCLUSIONS: Participants thought that educational contents developed through this study could prevent medical errors. The results of this study are expected to provide basic data for national patient safety campaigns and standardised educational content development to prevent medical errors.

 

Fonte:
BMC Health Services Research ; 20(1): 269; 2021. DOI: 10.1186/s12913-020-05083-y.