Esta análise, extraída de um estudo de casos de métodos mistos maior, fornece esclarecimento sobre educação em saúde de pacientes na comunidade com lesões por pressão e seus cuidadores e analisa criticamente os recursos disponíveis para a informação do paciente. Este assunto é crucial, pois a educação em saúde está associada aos resultados do cuidado. Utilizamos dois conjuntos de dados para compreender melhor a educação de pacientes em relação às lesões por pressão: (i) narrativas de pacientes e cuidadores e (ii) análise dos recursos de educação do paciente. As narrativas foram submetidas a uma análise de conteúdo, e os recursos de educação disponíveis aos pacientes foram analisados com base na Medida Simplificada de Gobbledygook e no Conjunto de Ferramentas do National Health Service britânico para a Produção de Recursos para o Paciente, sendo também comparados a um folheto sobre lesões por pressão internacionalmente defendido. Os achados do estudo indicam que, embora os folhetos atendessem, de modo geral, às diretrizes para a produção de conteúdo, os pacientes pareceram não se envolver adequadamente com esses materiais e demonstraram conhecimentos limitados em relação às lesões por pressão. Ainda que possa ser vantajoso melhorar a produção e a legibilidade dos folhetos, a ênfase deve permanecer na qualidade das relações entre pacientes e profissionais da saúde para permitir uma educação personalizada dos pacientes, de modo a aumentar a conscientização e o envolvimento com as intervenções de tratamento e prevenção.
The present study, drawn from a larger mixed-methods case study, provides insights into the health literacy of community-based patients with pressure injuries, and their carers, and critically analyzes the patient information resources available; crucial because health literacy is associated with patient care and outcomes for patients. Two datasets were used to better understand patient literacy in relation to pressureinjury: (i) narratives from patients and carers; and (ii) analysis of patient education resources. Narratives were subject to content analysis and patient education resources available to the patients were analyzed drawing on the Simplified Measure of Gobbledygook, the National Health Service Toolkit for Producing Patient Resources, and compared to an internationally-advocated pressure injury leaflet. The study findings indicated that despite leaflets broadly meeting required production and content guidelines, patients appeared to poorly engage with these materials and demonstrated limited health literacy in relation to pressure injury. Although improvements in leaflet production and readability might be advantageous, emphasis should remain on quality patient-health-care professional relationships to enable tailored patient education that can enhance awareness and engagement with treatment and prevention interventions.