Efeito da empatia na enfermagem combinada com o sistema de comunicação SBAR sobre as emoções negativas e a qualidade do cuidado de enfermagem a crianças com traqueostomia
CONTEXTO: Situação, Contexto, Avaliação e Recomendação (em inglês Situation, Background, Assessment, and Recommendation - SBAR) é uma metodologia estruturada para comunicar informações críticas que requerem atenção e ação imediatas. OBJETIVO: Estudar os efeitos da empatia na enfermagem aliada ao sistema de comunicação SBAR sobre as emoções negativas e a qualidade do cuidado de enfermagem a crianças submetidas à traqueostomia. MÉTODOS: Trata-se de um estudo clínico observacional. Cem pacientes traqueostomizados que foram atendidos na unidade de terapia intensiva pediátrica de nosso hospital de setembro de 2021 a junho de 2022 foram recrutados e alocados na proporção de 1:1 em um grupo-controle (cuidados empáticos) ou em um grupo de observação (cuidados empáticos combinados com SBAR) usando um método randomizado. Além disso, os escores da escala de autoavaliação de ansiedade pós-operatória, emoções negativas, índice de esperança e qualidade de enfermagem foram comparados entre os dois grupos. RESULTADOS: Após a enfermagem, o escore da escala de resiliência psicológica do grupo de observação foi maior que o do grupo-controle, enquanto o escore da escala de autoavaliação da ansiedade foi significativamente menor que o do grupo-controle (todos P< 0,05). A enfermagem básica e especial, a conscientização do conhecimento e a gestão da segurança dos dois grupos de pacientes melhoraram significativamente, com resultados mais altos no grupo de observação do que no grupo-controle (P< 0,05). CONCLUSÃO: A enfermagem empática aliada ao sistema de comunicação SBAR melhora consideravelmente as emoções negativas pós-operatórias e aumenta a qualidade dos cuidados de enfermagem para pacientes submetidos à traqueostomia.
BACKGROUND: Situation, Background, Assessment, and Recommendation (SBAR) is a structured method for communicating critical information that requires immediate attention and action. OBJECTIVE: To study the effects of empathy nursing combined with the SBAR communication system on the negative emotions and nursing quality of children undergoing tracheotomy. METHODS: This is a clinical observational study. A total of 100 tracheotomy patients who were cared for in the pediatric intensive care unit of our hospital from September 2021 to June 2022 were recruited and assigned at a ratio of 1:1 either into a control group (empathic care) or an observation group (empathic care combined with SBAR) using a randomized method. Further, the postoperative anxiety self-rating scale scores, negative emotions, hope index, and nursing quality were compared between the two groups. RESULTS: After nursing, the psychological resilience scale score of the observation group was higher than that of the control group, whereas the anxiety self-rating scale score was significantly lower than that of the control group (all P< 0.05). Basic and special nursing, knowledge awareness, and safety management of the two groups of patients improved significantly, with higher results in the observation group than in the control group (P< 0.05). CONCLUSION: Empathy nursing combined with the SBAR communication system considerably improves postoperative negative emotions and enhances the quality of nursing care for patients undergoing tracheotomy.