Efeito de uma estratégia de prevenção de quedas para pacientes idosos: um estudo quase-experimental

Xiaobei Guo ; Ying Wang ; Lei Wang ; Xueke Yang ; Weimei Yang ; Zhihui Lu ; Mei He
Título original:
Effect of a fall prevention strategy for the older patients: A quasi-experimental study
Resumo:

Objetivo: Investigar o efeito de uma estratégia de prevenção de quedas em pacientes mais velhos com base no Referencial de Engajamento do Paciente.
Desenho: Um desenho quantitativo quase-experimental longitudinal.
Métodos: Pacientes idosos que preencheram os critérios de inclusão foram recrutados nos departamentos de geriatria, oncologia, neurologia e cardiologia de um hospital geral de ensino na China. O desenvolvimento de uma estratégia de intervenção de prevenção de quedas para pacientes idosos foi baseado no Referencial de Engajamento do Paciente. Os pacientes do grupo de intervenção receberam essa estratégia de prevenção de quedas (N = 58), e os do grupo controle receberam medidas convencionais (N = 58). Os seguintes indicadores foram comparados entre os dois grupos após a intervenção: (a) número de quedas; (b) escore de Conhecimento-Atitude-Prática (CAP); (c) escore da Escala Modificada de Eficácia de Quedas.
Resultados: Após a implementação de uma estratégia de intervenção em pacientes idosos, o número de quedas diminuiu de 3 para 0; os escores de CAP e da Escala Modificada de Eficácia de Quedas (p < 0,05) foram aprimorados.
 

Resumo Original:

Aim: To explore the effect of a fall prevention strategy on older patients based on the Patient Engagement Framework.
Design: A longitudinal quasi-experimental quantitative design.
Methods: Older patients who met the inclusion criteria were recruited from geriatric, oncology, neurology and cardiology departments of a teaching general hospital in China. Development of a fall prevention intervention strategy for older patients was based on the Patient Engagement Framework. Patients in the intervention group were given this fall prevention strategy (N = 58), and those in the control group were given conventional measures (N = 58). The following indicators were compared between the two groups after intervention: (a) number of falls; (b) Knowledge-Attitude-Practice (KAP) score; (c) Modified Fall Efficacy Scale score.
Results: After the implementation of an intervention strategy in older patients, the number 

Fonte:
Nursing Open ; 10(2): 1116-1124; 2023. DOI: 10.1002/nop2.1379..