Em busca da segurança do paciente na interseção entre desenho, engenharia de sistemas e pesquisa de prestação de cuidados de saúde: uma avaliação contínua
Objetivos: Apesar do reconhecimento da maior utilização de abordagens de sistemas e de relatórios por parte de órgãos nacionais de consenso nacionais que exigem parcerias mais estreitas entre a engenharia/assistência de saúde a fim de melhorar a prestação de cuidados, tem havido uma escassez de esforços para realmente envolver as disciplinas de desenho e engenharia em projetos de segurança do paciente. O artigo descreve uma iniciativa de concessão realizada pela Agency for Healthcare Research and Quality, que reúne essas disciplinas para testar novas ideias que possam tornar os cuidados de saúde mais seguros. Métodos: Coletivamente conhecidos como laboratórios para aprendizagem sobre segurança do paciente, as equipes favorecidas se envolvem em atividades baseadas em fases que fazem um paralelo com um processo de engenharia de sistemas - análise de problemas, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação - para obter uma compreensão profunda dos problemas relacionados à segurança do paciente, gerar novas ideias e protótipos rápidos, desenvolver os protótipos, garantir que os componentes desenvolvidos sejam implementados como um sistema de trabalho integrado e avaliar o sistema em um ambiente simulado ou clínico. Achados: Foram descritos obstáculos que podem inviabilizar as melhores intenções na implantação da metodologia de engenharia de sistemas. Com base no feedback recebido das equipes do projeto, há lições aprendidas que encontram uma variação considerável entre as equipes de projeto na implantação da metodologia e uma quantidade de tempo maior do que o previsto para reunir os membros de equipe de diferentes disciplinas para que aprendam a se comunicar e a funcionar como uma equipe. Conclusões: Três narrativas são geradas em termos de como poderia ser o sucesso. Ainda há muito a ser aprendido sobre as limitações e os sucessos da iniciativa de laboratório de aprendizagem em andamento, que deve ser relevante para o interesse mais amplo na aprendizagem sobre os sistemas de saúde.
Objectives: Despite endorsements for greater use of systems approaches and reports from national consensus bodies calling for closer engineering/ health care partnerships to improve care delivery, there has been a scarcity of effort of actually engaging the design and engineering disciplines in patient safety projects. The article describes a grant initiative undertaken by the Agency for of Healthcare Research and Quality that brings these disciplines together to test new ideas that could make health care safer. Methods: Collectively known as patient safety learning laboratories, grantee teams engage in phase-based activities that parallel a systems engineering process-problem analysis, design, development, implementation, and evaluation-to gain an in-depth understanding of related patient safety problems, generate fresh ideas and rapid prototypes, develop the prototypes, ensure that developed components are implemented as an integrated working system, and evaluate the system in a simulated or clinical setting. Findings: Obstacles are described that can derail the best of intentions in deploying the systems engineering methodology. Based on feedback received from project teams, lessons learned are emerging that find considerable variation among project teams in deploying the methodology and a longer than anticipated amount of time in bringing teammembers fromdifferent disciplines together where they learn to communicate and function as a team. Conclusions: Three narratives are generated in terms of what success might look like. Much is yet to be learned about the limitations and successes of the ongoing learning laboratory initiative, which should be relevant to the broader scale interest in learning health systems.