Envolvimento dos acompanhantes na segurança do paciente em unidades pediátricas e neonatais: revisão de escopo

Resumo:

Objetivos:
descrever evidências científicas sobre o envolvimento dos acompanhantes na segurança do paciente, na perspectiva desses e dos profissionais de saúde em unidades neonatais e pediátricas.
Métodos:
revisão de escopo realizada segundo recomendações do The Joanna Briggs Institute, em oito bases de dados, seguindo o checklist Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews, entre 2011 e 2021.
Resultados:
os 13 estudos incluídos evidenciaram a importância do envolvimento do acompanhante na segurança do paciente e na prevenção de eventos adversos. Entretanto, apontaram falhas na comunicação e fragilidade na formação dos profissionais, sendo esses dificultadores para o envolvimento. O fortalecimento da educação em saúde, rounds multidisciplinares e tecnologias educativas foram destacadas como estratégias para ampliar o envolvimento dos acompanhantes.
Considerações Finais:
este estudo direciona elementos para que profissionais de saúde e gestores repensem a atuação do acompanhante na segurança do paciente e desenvolvam estratégias coletivas 
 

Fonte:
Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn ; 75(3): e20210504.; 2023. DOI: 10.1590/0034-7167-2021-0504..