Exploração das respostas de administradores de organizações de saúde a uma intervenção destinada a melhorar os processos de liderança para a qualidade e a segurança: resultados de um estudo de casos em instituições de longa permanência e serviços de atenç

Terese Johannessen ; Eline Ree ; Ingunn Aase ; Roland Bal ; Siri Wiig
Título original:
Exploring managers' response to a quality and safety leadership intervention: findings from a multiple case study in Norwegian nursing homes and homecare services
Resumo:

CONTEXTO: As intervenções de melhoria seriam mais fáceis de implementar se fossem estáveis e não influenciadas pelo seu ambiente; porém, na prática, os fatores contextuais podem criar dificuldades na implementação e sustentação das mudanças. Os administradores de organizações de saúde desempenham um papel importante na melhoria da qualidade e da segurança. Precisamos de mais estudos em instituições de longa permanência e serviços de atenção domiciliar para apoiar os administradores no seu trabalho de melhoria da qualidade e da segurança. O objetivo deste estudo foi explorar as respostas dos administradores a uma intervenção destinada a melhorar os processos de liderança para a qualidade e a segurança. MÉTODO: Este estudo descreve os resultados da intervenção SAFE-LEAD, realizada de abril de 2018 a março de 2019. O desenho de pesquisa foi um estudo de casos em duas instituições de longa permanência e dois serviços de atenção domiciliar em quatro municípios da Noruega. A coleta de dados foi realizada durante um período de um ano e utilizou uma combinação de métodos qualitativos, incluindo entrevistas, oficinas, observações, visitas aos locais e a análise de documentos. RESULTADOS: A continuidade das equipes administrativas foi fundamental para o processo de implementação da intervenção. Nas unidades onde havia equipes administrativas estáveis, a intervenção foi mais bem integrada às unidades e ocorreram mudanças nas práticas de qualidade e segurança. A intervenção serviu como um espaço onde os administradores puderam trabalhar com a melhoria da qualidade e da segurança. Constatamos que os seminários e o uso de um guia para as lideranças contribuíram para um entendimento e um compromisso comuns com a melhoria da qualidade e da segurança entre os administradores. CONCLUSÕES: Este foi um estudo longitudinal da resposta dos administradores a uma intervenção destinada a melhorar os processos de liderança para a qualidade e a segurança em instituições de longa permanência e em ambientes de atenção domiciliar. A nossa pesquisa demonstra que mecanismos administrativos estáveis e estruturas preestabelecidas são cruciais para as atividades de melhoria da qualidade e da segurança. A continuidade das equipes administrativas é fundamental para a participação em intervenções e para a utilização do guia para as lideranças no trabalho de qualidade e segurança.

Resumo Original:

BACKGROUND: Improvement interventions would be easier to treat if they were stable and uninfluenced by their environment, but in practice, contextual factors may create difficulties in implementing and sustaining changes. Managers of healthcare organisations play an important role in quality and safety improvement. We need more research in the nursing home and homecare settings to support managers in their quality and safety improvement work. The aim of this study was to explore managers' response to a leadership intervention on quality and safety improvement. METHODS: This study reports findings from the SAFE-LEAD intervention undertaken from April 2018 to March 2019. The research design was a multiple case study of two nursing homes and two homecare services in four municipalities in Norway. We used a combination of qualitative methods including interviews, workshops, observations, site visits and document analysis in our data collection that took place over a 1-year period. RESULTS: Management continuity was key for the implementation process of the quality and safety leadership intervention. In the units where stable management teams were in place, the intervention was more rooted in the units, and changes in quality and safety practice occurred. The intervention served as an arena for managers to work with quality and safety improvement. We found that the workshops and use of the leadership guide contributed to a common understanding and commitment to quality and safety improvement among the managers. CONCLUSIONS: This is a longitudinal study of managers' response to a leadership intervention targeted to improve quality and safety work in nursing home and homecare settings. Our research demonstrates how the mechanisms of stable management and established structures are crucial for quality and safety improvement activities. Management continuity is key for participating in interventions and for using the leadership guide in quality and safety work.

Fonte:
BMJ Open Quality ; 10(3): e001494.; 2022. DOI: 10.1136/bmjoq-2021-001494..