Contexto: A segurança do paciente e a qualidade do cuidado são elementos essenciais dos sistemas de saúde, sendo impulsionadas por uma combinação dinâmica de fatores humanos e não humanos. Este artigo de revisão apresenta uma perspectiva sobre dois importantes fatores humanos que afetam a segurança do paciente e a qualidade: a compaixão e a liderança. Também discute como a compaixão se diferencia da empatia e explora o impacto tanto da compaixão quanto da liderança na segurança do paciente e na qualidade do cuidado de saúde. Além disso, esta revisão apresenta estratégias para melhorar a segurança do paciente e a qualidade do cuidado por meio da compaixão e da liderança eficaz. Métodos: Esta revisão narrativa explora a literatura existente sobre compaixão e liderança e seu impacto combinado na segurança do paciente e na qualidade do cuidado de saúde. A literatura sobre o tema foi identificada a partir de artigos de pesquisa, relatórios, recomendações e diretrizes. Resultados: Os achados da literatura sugerem que tanto a compaixão quanto a liderança transformacional podem criar uma cultura positiva na qual os profissionais da saúde priorizam a segurança do paciente e a qualidade. Líderes que demonstram compaixão inspiram suas equipes a prestar um cuidado centrado no paciente e a focar na prevenção de erros. Conclusão: A compaixão pode se tornar um antídoto para o esgotamento dos profissionais da saúde. A compaixão é um comportamento não apenas herdado, mas que também pode ser aprendido. O cuidado compassivo e a liderança transformacional melhoram a cultura organizacional, as experiências do paciente e seu envolvimento, os resultados de saúde e a excelência geral do cuidado. Propomos que a liderança transformacional que reforça a compaixão provoca grandes melhorias na segurança do paciente, no envolvimento do paciente e na qualidade do cuidado.
Background Patient safety and healthcare quality are considered integral parts of the healthcare system that are driven by a dynamic combination of human and nonhuman factors. This review article provides an insight into the two major human factors that impact patient safety and quality including compassion and leadership. It also discusses how compassion is different from empathy and explores the impact of both compassion and leadership on patient safety and healthcare quality. In addition, this review also provides strategies for the improvement of patient safety and healthcare quality through compassion and effective leadership. Methods This narrative review explores the existing literature on compassion and leadership and their combined impact on patient safety and healthcare quality. The literature for this purpose was gathered from published research articles, reports, recommendations and guidelines. Results The findings from the literature suggest that both compassion and transformational leadership can create a positive culture where healthcare professionals (HCPs) prioritise patient safety and quality. Leaders who exhibit compassion are more likely to inspire their teams to deliver patient-centred care and focus on error prevention. Conclusion Compassion can become an antidote for the burnout of HCPs. Compassion is a behaviour that is not only inherited but can also be learnt. Both compassionate care and transformational leadership improve organisational culture, patient experience, patient engagement, outcomes and overall healthcare excellence. We propose that transformational leadership that reinforces compassion remarkably improves patient safety, patient engagement and quality. © Author(s) (or their employer(s)) 2024.