Gerenciamento de reações adversas a medicamentos em ambientes hospitalares: revisão sobre variações da prática, indicadores de qualidade e foco educacional

Ar Kar Aung ; Steven Walker ; Yin Li Khu ; Mei Jie Tang ; Jennifer I Lee ; Linda Velta Graudins
Título original:
Adverse drug reaction management in hospital settings: review on practice variations, quality indicators and education focus
Resumo:

OBJETIVO: As reações adversas a medicamentos (RAMs) contribuem significativamente para a carga de cuidados de saúde. No entanto, elas são amplamente evitáveis por meio de processos de gerenciamento apropriados. Esta revisão narrativa tem como objetivo identificar os indicadores de qualidade que devem ser considerados para o monitoramento rotineiro dos processos dos sistemas hospitalares de gestão de RAM. Ela também examina as possíveis razões por trás da variação nas práticas de gestão de RAM entre os profissionais de saúde e explora possíveis soluções, com foco em programas educacionais direcionados, para melhorar os indicadores qualitativos e quantitativos dos processos de gestão de RAM. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão abrangente da literatura para examinar temas e tópicos relevantes sobre o gerenciamento de RAM, indicadores de qualidade e intervenções educacionais. RESULTADOS: Existe uma variabilidade substancial na gestão de RAM entre os profissionais de saúde no que diz respeito às taxas de notificação, às características das RAMs notificadas, à qualidade da avaliação, à completitude dos relatórios e, mais importante, às práticas de comunicação de risco. Essas práticas variáveis não só ameaçam a segurança do paciente, mas também prejudicam os processos de farmacovigilância. Até o momento, os indicadores de qualidade para monitorar as práticas de gerenciamento de RAM em ambientes hospitalares permanecem mal definidos. Além disso, as evidências por trás de intervenções eficazes, especialmente na forma de estratégias educacionais direcionadas, para melhorar a qualidade da gestão de RAM, permanecem limitadas. CONCLUSÕES: O foco da gestão de RAM em hospitais deve ser promover a segurança do paciente por meio de avaliação abrangente, comunicação de risco e prescrição segura. É necessário desenvolver um sistema para definir, medir e monitorar a qualidade da gestão de RAM. Estratégias educacionais podem ajudar a melhorar a qualidade dos processos de gestão de RAM.

Resumo Original:

PURPOSE: Adverse drug reactions (ADRs) contribute significantly to healthcare burden. However, they are largely preventable through appropriate management processes. This narrative review aims to identify the quality indicators that should be considered for routine monitoring of processes within hospital ADR management systems. It also examines the potential reasons behind variation in ADR management practices amongst HCPs, and explores possible solutions, focusing on targeted education programmes, to improve both the quality and quantity indicators of ADR management processes. METHODS: A comprehensive literature review was conducted to explore relevant themes and topics concerning ADR management, quality indicators and educational interventions. RESULTS: Substantial variability exists in ADR management amongst healthcare professionals (HCPs) with regard to reporting rates, characteristics of ADRs reported, quality of assessment, completeness of reports and, most importantly, risk communication practices. These variable practices not only threaten patient safety but also undermine pharmacovigilance processes. To date, quality indicators to monitor ADR management practices within hospital settings remain ill-defined. Furthermore, evidence behind effective interventions, especially in the form of targeted education strategies, to improve the quality of ADR management remains limited. CONCLUSIONS: The focus of ADR management in hospitals should be to promote patient safety through comprehensive assessment, risk communication and safe prescribing. There is a need to develop a system to define, measure and monitor the quality of ADR management. Educational strategies may help improve the quality of ADR management processes.
 

Fonte:
European Journal of Clinical Pharmacology ; 78(5): 781-791; 2022. DOI: 10.1007/s00228-022-03287-1.