Identificação dos comportamentos específicos inerentes ao processo de colaboração interprofissional na UTI

Emily Boltey ; Theodore Iwashyna ; Amy Cohn ; Deena Costa
Título original:
Identifying the unique behaviors embedded in the process of interprofessional collaboration in the ICU
Resumo:

A colaboração interprofissional (CIP) é um aspecto importante dos cuidados de alta qualidade em unidades de terapia intensiva (UTIs). A prática da CIP, no entanto, é complexa, e os componentes que a constituem não estão bem definidos. Procuramos identificar comportamentos distintos incorporados no fluxo de trabalho clínico que indicam envolvimento no processo de CIP. Realizamos uma etnografia clínica em duas UTIs no sudeste de Michigan. De março de 2017 a março de 2019, coletamos 31 horas de observações e concluímos 12 observações clínicas separadas e 12 entrevistas com enfermeiros, médicos e terapeutas respiratórios da UTI. Foi aplicada uma abordagem analítica iterativa para identificar dois tipos de comportamentos de CIP que, a priori, foram rotulados como "facilitadores" (ou seja, as maneiras pelas quais os clínicos fazem a transição para a colaboração ou a facilitam) e "atividades colaborativas" (ou seja, comportamentos que os clínicos usam para colaborar diretamente com outros profissionais). Foram identificados 18 comportamentos da CIP - dez "facilitadores" e oito "atividades colaborativas". Especificamente, os facilitadores incluem: escuta ativa, abordagem, trabalho de coordenação, consulta intraprofissional, convite, acessibilidade não verbal, questionamento reflexivo, envio de mensagens/chamada, validação e acessibilidade verbal. As atividades colaborativas são: correção, preenchimento de lacunas, troca de informações, negociação, prestação de ajuda, socialização, ensino/treinamento e solução de problemas. Ao identificar os comportamentos da CIP incorporados no fluxo de trabalho clínico, nossos resultados podem contribuir para avaliações mais focadas da CIP na prática e orientar os clínicos em relação aos comportamentos que podem usar para se envolver no processo da CIP.
 

Resumo Original:

Interprofessional collaboration (IPC) is an important aspect of high-quality care in intensive care units (ICUs). The practice of IPC, however, is complex and the components that constitute IPC are not well defined. We sought to identify distinct behaviors embedded in clinician workflow that indicate engagement in the IPC process. We conducted a clinical ethnography in two ICUs in southeastern Michigan. From March 2017 to March 2019, we collected 31 hours of observations and completed 12 separate clinician shadowings and 12 interviews with ICU nurses, physicians, and respiratory therapists. We applied an iterative analytical approach to identify two types of IPC behaviors which we a priori labeled as "enablers" (i.e. the ways clinicians transition into or facilitate collaboration) and "collaborative activities" (i.e. behaviors clinicians use to directly collaborate with other professionals). 18 IPC behaviors were identified - ten "enablers" and eight "collaborative activities." Specifically, the enablers include: active listening, approach, coordinating work, intraprofessional consultation, invitation, nonverbal accessibility, reflexive questioning, sending pages/call, validation, and verbal accessibility. The collaborative activities are: correction, fill in the gap, information exchange, negotiation, providing help, socializing, teaching/training, and troubleshooting. By identifying IPC behaviors embedded in clinician workflow, our results may support more focused assessments of IPC in practice and guide clinicians toward behaviors they can use to engage in the IPC process.
 

Fonte:
Journal of interprofessional care ; 6(37): 857-865; 2023. DOI: 10.1080/13561820.2023.2202218..