Implementação de um sistema padronizado de passagem de plantão (I-PASS) em um hospital terciário pediátrico

Deydson Rennan Alves Soares ; Dalma Rodrigues ; Fabio Carmona
Resumo Original:

Objetivo: A passagem de plantão, ato de transferir informações e responsabilidade entre os médicos, é um dos elementos-chave para a qualidade do serviço prestado e a segurança do paciente. Este estudo objetivou avaliar a implantação de um sistema padronizado de passagem de plantão (Illness severity, Patient summary, Action list, Situation awareness and contingency planning, Synthesis by receiver — I-PASS) e avaliar o efeito sobre a quantidade de informações transmitidas em passagens de plantão de uma enfermaria pediátrica.
Métodos: Estudo prospectivo de intervenção da implementação de um sistema padronizado de passagem de plantão (I-PASS). Foram realizadas gravações das passagens de plantão em período pré- e pós-intervenção. O treinamento dos médicos que participam das escalas de plantão foi feito em módulo teórico-prático, com o auxílio de plataformas digitais.
Resultados: A padronização da passagem de plantão resultou em aumento do número de informações relevantes, entregues em 12 dos 16 itens pesquisados, sem aumentar a duração em segundos da transferência (45,9 vs. 48,0; p=0,349). O treinamento do protocolo aliado à discussão sobre estratégias de comunicação implicou maior foco e atenção durante as passagens, reduzindo o tempo gasto com interrupções e comunicações que não se referiam ao paciente (18 vs. 2,7%). No que se refere aos elementos do I-PASS, houve acréscimo na citação de pendências (31 vs. 81%, p < 0,001) e plano de contingenciamento (16 vs. 73%, p < 0,001).
Conclusão: A padronização da passagem de plantão trouxe maior eficiência ao processo no que se refere a número de informações transmitidas, objetividade na transferência e atenção aos pontos importantes.

Fonte:
Rev Paul Pediatr ; 13(41): e2022123.; 2023. DOI: 10.1590/1984-0462/2023/41/2022123..