Implementando uma iniciativa interprofissional de aprendizado em segurança do paciente: observações dos participantes, dos líderes do projeto e de membros do comitê diretor
Introdução: O trabalho em equipe efetivo e a colaboração interprofissional são vitais para a qualidade e a segurança no cuidado de saúde; no entanto, ainda é difícil promover o trabalho em equipe interprofissional e formar equipes profissionais resilientes. Realizamos um estudo para avaliar as percepções dos participantes e das pessoas envolvidas na implementação de uma intervenção interprofissional de segurança do paciente baseada em competências.
Métodos: O estudo utilizou um desenho experimental qualitativo que fez a triangulação de dados obtidos em entrevistas com seis membros do comitê diretor e cinco membros da equipe de projeto que desenvolveu e monitorou a intervenção, além de seis grupos focais com membros das equipes clínicas que participaram da intervenção e implementaram projetos locais de segurança do paciente num grande hospital universitário no Canadá.
Resultados: Os resultados do estudo revelam que os profissionais de saúde e os profissionais de apoio adquiriram competências em segurança do paciente num contexto interprofissional que podem resultar em melhorias nos processos relacionados aos pacientes e ao fluxo de trabalho. No entanto, existem desafios importantes, como a gestão de projetos em meio a prioridades concorrentes, a falta de envolvimento dos médicos e a manutenção dos projetos.
Conclusões: Nossos resultados indicam que os líderes devem oferecer oportunidades às equipes de profissionais de saúde para que se envolvam em projetos ligados ao trabalho em equipe interprofissional e à segurança do paciente, a fim de melhorar a qualidade do cuidado de saúde. Os próximos estudos deverão examinar a sustentabilidade dos projetos de segurança interprofissionais e a forma como os líderes podem promover a participação mais plena de todos os profissionais, especialmente os médicos.
Palavras-chave: Comunicação, educação continuada, desenvolvimento profissional continuado, treinamento de equipes
Introduction: Effective teamwork and interprofessional collaboration are vital for healthcare quality and safety; however, challenges persist in creating interprofessional teamwork and resilient professional teams. A study was undertaken to delineate perceptions of individuals involved with the implementation of an interprofessional patient safety competency-based intervention and intervention participants.
Methods: The study employed a qualitative study design that triangulated data from interviews with six steering committee members and five members of the project team who developed and monitored the intervention and six focus groups with clinical team members who participated in the intervention and implemented local patient safety projects within a large teaching hospital in Canada.
Results: Our study findings reveal that healthcare professionals and support staff acquired patient safety competencies in an interprofessional context that can result in improved patient and work flow processes. However, key challenges exist including managing projects amidst competing priorities, lacking physician engagement and sustaining projects.
Conclusions: Our findings point to leaders to provide opportunities for healthcare teams to engage in interprofessional teamwork and patient safety projects to improve quality of patient care. Further research efforts should examine the sustainability of interprofessional safety projects and how leaders can more fully engage the participation of all professions, specifically physicians.
Keywords: Communication, Continuing education, continuing professional development, Team training