Implementação da passagem de casos verbal e eletrônica em enfermagem geral e psiquiátrica usando o referencial de Introdução, Situação, Contexto, Avaliação e Recomendação: uma revisão sistemática

Carlo Lazzari
Título original:
Implementing the Verbal and Electronic Handover in General and Psychiatric Nursing Using the Introduction, Situation, Background, Assessment, and Recommendation Framework: A Systematic Review
Resumo:

Contexto: A passagem de turno (ou passagem de casos) consiste na transferência de informações e da responsabilidade entre enfermeiros que prestam cuidados ao paciente. Atualmente, o referencial Introdução, Situação, Contexto, Avaliação e Recomendação (ISBAR, na sigla em inglês) é o mais usado para estruturar as passagens de caso. No entanto, a pesquisa mostra que a transferência de informações incompletas continua a ocorrer entre profissionais da saúde e enfermeiros, provocando eventos adversos que afetam o paciente. Materiais e Métodos: Esta revisão sistemática procurou analisar a literatura contemporânea sobre a passagem de casos, especialmente (mas não exclusivamente) em contextos psiquiátricos, e identificar as condições atuais dos prontuários eletrônicos (PEs) usando o referencial ISBAR. Selecionamos um total de 55 artigos científicos para apoiar esta revisão de escopo. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos estruturados cujos resultados pudessem ser avaliados, com base na revisão de políticas e diretrizes de organizações profissionais sobre as transferências ISBAR. Resultados: Nossa revisão sistemática mostra que a aplicação do referencial ISBAR melhora as habilidades de comunicação interprofissional, a confiança e a qualidade da transferência de informações clínicas sobre os pacientes, resultando em maior segurança do paciente e qualidade do cuidado. Conclusões: A implementação de conhecimentos e o uso de métodos de passagens de caso estruturadas dão resposta às recomendações atuais para a melhoria dos serviços e a qualidade do cuidado. Além disso, os enfermeiros que utilizam o referencial ISBAR também dizem constatar seus benefícios, pois sentem que podem fazer o que é necessário para garantir uma transferência de informações sobre os cuidados de forma estruturada, rápida e eficiente. Além disso, é relatada uma maior eficácia nas passagens de caso com o uso de PEs. 
 

Resumo Original:

Background: Patient handover (handoff in America) is the transfer of information and accountability among nurses assigned to patient care. Introduction, Situation, Background, Assessment, and Recommendation (ISBAR) is currently the most popular framework for framing handovers. However, research shows that incomplete handovers and information transfers among healthcare providers and nurses exist and are responsible for adverse patient events. Materials and Methods: The current systematic review aims to view contemporary literature on handover, especially but not exclusively in psychiatric settings, and to extract current conditions from Electronic Patient Records (EPRs) using the ISBAR framework. A total of fifty-five scientific papers were selected to support the scoping review. Eligibility criteria included structured research to analyze outcomes, completed by reviewing policy papers and professional organization guidelines on I/SBAR handovers. Results: Our systematic review shows that the application of ISBAR increases interprofessional communication skills and confidence and the quality of the transfer of clinical information about patients, resulting in increased patient safety and quality of care. Conclusions: Implementing the knowledge and application of structured patient handover will respond to current recommendations for service improvement and quality of care. Furthermore, nurses who use ISBAR also reported its benefits as they feel they can deliver what is required for patient care information in a structured, fast, and efficient way. A further increase in the efficacy of handovers is reported by using EPR. 

 

Fonte:
Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research ; 29(1): 23-32. ; 2024. DOI: 10.4103/ijnmr.ijnmr_24_23..