Objetivo:
averiguar, junto aos docentes e acadêmicos dos cursos de Enfermagem de Instituições de Ensino Superior (IES), a inserção do ensino da segurança do paciente na formação acadêmica do enfermeiro e verificar como este é desenvolvido no processo de ensino-aprendizagem.
Método:
trata-se de estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na região sul do Rio Grande do Sul/Brasil. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas semiestruturada, escrita/digital e assistida/dialogada, com vinte participantes, sendo dois docentes e dois acadêmicos de cada uma das cinco instituições selecionadas. Analisaram-se os dados utilizando-se a Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática.
Resultados:
evidenciou-se que o tema é abordado, no decorrer do curso de Enfermagem, em diversas disciplinas, mas não existe a oferta de alguma específica. Ressalta-se que alguns dados sinalizam que a segurança do paciente é tratada como tema transversal.
Conclusão:
conclui-se que a oferta das disciplinas do ensino da segurança do paciente e seu desenvolvimento não contemplam os conteúdos de forma estruturada, objetiva, abrangente e normatizada, em conformidade com as políticas públicas preconizadas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Inserção do ensino da segurança na formação acadêmica do enfermeiro
Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de;
Cecagno, Diana;
Medeiro, Adriane Calvetti de;
Sampaio, Aurélia Danda;
Weykamp, Juliana Marques;
Pedroso, Vanessa Mendes Soares;
Andrade, Gustavo Baade;
Rodrigues, Sidiane Teixeira.
Resumo
Data de publicação
Volume
13
doi
doi.org/10.5205/1981-8963.2019.239822