Intervenções educacionais para melhorar as passagens de casos da enfermagem: uma revisão sistemática
Objetivo: Este estudo analisou os componentes de intervenções educacionais para as passagens de casos entre estudantes de enfermagem e enfermeiros. Contexto: Uma passagem de caso é um processo de comunicação que ocorre quando as responsabilidades e os direitos relacionados ao cuidado de um paciente são transferidos de um enfermeiro a outro. Este processo é importante para garantir a continuidade do cuidado de enfermagem e a segurança do paciente. Desenho: Realizamos uma revisão sistemática da literatura de estudos coreanos e internacionais para identificar os componentes de programas educacionais para a passagem de casos entre estudantes de enfermagem e enfermeiros e analisar os seus efeitos, estabelecendo assim uma base para o desenvolvimento futuro desses programas. Métodos: Identificamos estudos publicados em inglês ou coreano até 30 de junho de 2022 por meio de uma busca eletrônica nas bases de dados MEDLINE, Embase e CINAHL. Três revisores avaliaram todos os estudos de forma independente. Estes se concentraram em intervenções educacionais para estudantes de enfermagem e enfermeiros sobre passagens de casos em enfermagem. Depois de revisar os 1.971 artigos, 18 cumpriram os critérios de inclusão. Resultados: Ao todo, 9 artigos envolveram estudantes de enfermagem e 9 envolveram enfermeiros. Quatro artigos abordaram as passagens de casos à beira do leito como um tópico educacional. Os métodos educacionais incluíram aulas e a prática ativa. A prática ativa envolveu demonstrações, simulação e feedback. Os principais conteúdos dos programas educacionais incluíram uma introdução às passagens de casos, o treinamento sobre como extrair informações importantes durante o processo e estratégias baseadas em estruturas informáticas e temáticas, tais como mnemônicos e mapas conceituais. Os casos de pacientes utilizados na simulação foram apresentados na forma de cenários escritos, prontuários eletrônicos virtuais, vídeos, situações simuladas baseadas em cenários e casos reais de pacientes atendidos na prática clínica. Avaliamos as intervenções educacionais para verificar seus efeitos sobre os conhecimentos, o desempenho e a autoeficácia. O desempenho e a autoeficácia foram significativamente mais altos em um estudo no qual o grupo de intervenção recebeu feedback individual adicional, em comparação com o grupo-controle, e em um estudo no qual o grupo de intervenção teve várias oportunidades de prática adicionais. Conclusões: A educação para a passagem de casos para estudantes de enfermagem e enfermeiros deve incluir o feedback individual, demonstrações e oportunidades de prática para melhorar o desempenho e a autoeficácia. Os métodos de feedback devem ser mais desenvolvidos, a fim de aumentar a eficácia dos programas educacionais. É preciso elaborar casos clínicos envolvendo pacientes que sirvam como exemplo para ampliar essas oportunidades, bem como métodos para melhorar a eficiência dos educadores.
AIM: This study analyzed the components of educational interventions for handovers among nursing students and nurses. BACKGROUND: A handover is a communication process that occurs when patient care responsibilities and rights are transferred from one nurse to another. This process is important in nursing to ensure the continuity of nursing care and patient safety. DESIGN: A systematic literature review of Korean and international studies was conducted to identify the components of handover educational programs for nursing students and nurses and analyze their effects, thereby providing a basis for the further development of these programs. METHODS: Studies published in English or Korean no later than June 30, 2022, were found via an electronic database search using the MEDLINE, Embase, and CINAHL databases. Three reviewers independently evaluated all the studies. These studies focused on educational interventions for nursing students and nurses regarding covering shift-to-shift nursing handovers. After reviewing 1971 extracted articles, 18 satisfied the inclusion criteria. RESULTS: Nine articles involved nursing students and nine involved nurses. Four articles covered bedside handovers as educational topics. Educational methods included lectures and active practice. Active practice comprised demonstrations, role-play, and feedback. The main content areas of the educational programs were an introduction to handovers; training regarding how to extract important information for handovers; and strategies using informatic and thematic structures, such as mnemonics, and concept mapping. The patient cases for role-play were provided in forms of written scenarios, virtual electronic charts, videos, scenario-based simulated situations, and actual patient cases assigned in clinical practice. The effects of the educational interventions were evaluated regarding knowledge, performance, and self-efficacy. Performance and self-efficacy were significantly higher in a study in which the intervention group was provided additional individual feedback compared to the control group and in a study in which the intervention group received multiple additional practice opportunities. CONCLUSIONS: Handover education for nursing students and nurses should include individual feedback, demonstrations, and opportunities to practice to improve their performance and self-efficacy. Feedback methods should be further developed to increase the effectiveness of educational programs. Sample cases involving patients should be devised to increase these opportunities, and methods for improving educator efficiency should be identified.