Contexto: Os incidentes de segurança do paciente, tais como os eventos adversos e erros no cuidado de saúde, são frequentemente causados por deficiências na comunicação e colaboração. A educação interdisciplinar é um método eficaz para promover competências colaborativas, tendo recebido muita atenção no contexto da segurança do paciente. No entanto, a eficácia das intervenções de educação interdisciplinar sobre a segurança do paciente ainda não está clara. Esta revisão de escopo procurou sintetizar os estudos existentes centrados na melhoria da segurança do paciente por meio de intervenções de educação interdisciplinar para profissionais da saúde. Métodos: Fizemos pesquisas em seis bases de dados — Medline (via PubMed), Embase, Cochrane Library, CINAHL (via EBSCO), Scopus e Web of Science — até 20 de dezembro de 2023. Os resultados da pesquisa foram sujeitos à triagem por dois pesquisadores independentes. Utilizamos a Critical Appraisal Tool for Quasi-Experimental Studies do Instituto Joanna Briggs para a avaliação da qualidade. Os dados foram extraídos por dois pesquisadores e sujeitos à verificação cruzada. Por fim, fizemos uma síntese narrativa. O protocolo desta revisão de escopo não foi registrado. Resultados: A revisão incluiu 13 estudos quase-experimentais com qualidade metodológica moderada. Os resultados revelaram que as características das intervenções de educação interdisciplinar atuais são variadas, com forte interesse em estratégias de aprendizagem baseadas em simulações e métodos presenciais. Muitos dos estudos não avaliaram a redução na ocorrência de incidentes de segurança do paciente, tais como eventos adversos ou erros no cuidado de saúde; em vez disso, avaliaram melhorias nos conhecimentos, atitudes ou práticas dos profissionais da saúde em relação à segurança do paciente. Menos da metade dos estudos examinou o desempenho em equipe, tendo se baseado principalmente na autoavaliação dos profissionais da saúde e na avaliação por observadores. Existem lacunas na aplicação de novas ferramentas, tais como a avaliação por pares e a avaliação clínica estruturada e objetiva, baseada na equipe de saúde. Conclusão: São necessárias evidências adicionais sobre intervenções de educação interdisciplinar para melhorar a segurança do paciente, que poderão ser obtidas através de novos estudos, especialmente ensaios clínicos randomizados. Estes novos estudos poderão se concentrar em facilitar a educação interdisciplinar baseada em simulações, avaliar desfechos mais objetivos sobre a segurança do paciente e selecionar ferramentas adequadas para avaliar o desempenho em equipe.
BACKGROUND: Patient safety incidents, such as adverse events and medical errors, are often caused by ineffective communication and collaboration. Interprofessional education is an effective method for promoting collaborative competencies and has attracted great attention in the context of patient safety. However, the effectiveness of interprofessional education interventions on patient safety remains unclear. This scoping review aimed to synthesize existing studies that focused on improving patient safety through interprofessional education interventions for healthcare professionals. METHODS: Six databases, including Medline (via PubMed), Embase, Cochrane Library, CINAHL (via EBSCO), Scopus and Web of Science, were last searched on 20 December 2023. The search records were independently screened by two researchers. The Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Tool for Quasi-Experimental Studies was used for quality appraisal. The data were extracted by two researchers and cross-checked. Finally, a narrative synthesis was performed. The protocol for this scoping review was not registered. RESULTS: Thirteen quasi-experimental studies with moderate methodological quality were included. The results revealed that the characteristics of current interprofessional education interventions were diverse, with a strong interest in simulation-based learning strategies and face-to-face delivery methods. Several studies did not assess the reduction in patient safety incidents involving adverse events or medical errors, relying instead on the improvements in healthcare professionals' knowledge, attitude or practice related to patient safety issues. Less than half of the studies examined team performance, based primarily on the self-evaluation of healthcare professionals and observer-based evaluation. There is a gap in applying newer tools such as peer evaluation and team-based objective structured clinical evaluation. CONCLUSION: Additional evidence on interprofessional education interventions for improving patient safety is needed by further research, especially randomized controlled trials. Facilitating simulation-based interprofessional education, collecting more objective outcomes of patient safety and selecting suitable tools to evaluate teamwork performance may be the focus of future studies.