Liderança transformadora e cultura de aprendizagem organizacional no setor da saúde: o papel mediador e moderador da motivação intrínseca no trabalho
Contexto: Nas últimas décadas, a liderança transformadora e a cultura de aprendizagem organizacional têm se tornado temas interessantes a serem explorados. No entanto, vários estudos mostram resultados inconclusivos sobre a associação entre a liderança transformadora e a cultura de aprendizagem organizacional.
Objetivo: Este estudo procura preencher essa lacuna desenvolvendo um modelo claro e examinando o impacto (1) da liderança transformadora sobre a cultura de aprendizagem organizacional e a motivação intrínseca no trabalho, (2) da motivação intrínseca no trabalho sobre a cultura de aprendizagem organizacional e (3) da motivação intrínseca no trabalho como fator mediador e moderador da relação entre a liderança transformadora e a cultura de aprendizagem organizacional.
Métodos: Coletamos os dados para este estudo com profissionais que trabalham em um centro de saúde comunitário na Indonésia. Utilizamos uma técnica de modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais para analisar os dados, usando o software SmartPLS 3.0.
Resultados: Os resultados mostraram que a liderança transformadora tem um impacto significativo sobre a cultura de aprendizagem organizacional e a motivação intrínseca no trabalho. Além disso, a motivação intrínseca no trabalho tem um impacto significativo sobre a cultura de aprendizagem organizacional. Em terceiro lugar, a motivação intrínseca no trabalho realiza inteiramente a mediação entre a liderança transformadora e a cultura de aprendizagem organizacional. Por fim, a motivação intrínseca no trabalho modera a relação entre essas variáveis.
Conclusão: O modelo teórico de estudos anteriores sobre a relação entre a liderança transformadora e a cultura de aprendizagem organizacional, tendo a motivação intrínseca no trabalho como variável mediadora e moderadora, ainda não foi plenamente desenvolvido nem em organizações públicas nem privadas, particularmente no setor da saúde.
Background: Transformational leadership and organizational learning culture have become exciting topics to be explored over the last few decades. However, several previous studies have shown certain inconclusive findings regarding the link between transformational leadership and organizational learning culture.
Objective: This study fills this gap by developing a clear model and aims to examine the extent of the impact of (1) transformational leadership on organizational learning culture and intrinsic work motivation, (2) intrinsic work motivation on organizational learning culture, (3) intrinsic work motivation in mediating and moderating the relationship between transformational leadership and organizational learning culture.
Methods: The data of this study are collected from employees working at the community health center in Indonesia. A partial least squares (PLS) based structural equation modeling (SEM) technique is used to analyze the data by utilizing the SmartPLS 3.0 software package.
Results: First, the results concluded that transformational leadership has a significant impact on organizational learning culture and intrinsic work motivation. Second, intrinsic work motivation has a significant impact on organizational learning culture. Third, intrinsic work motivation fully mediates the relationship between transformational leadership and organizational learning culture. Also, intrinsic work motivation moderates these variables' relationships.
Conclusion: The theoretical model of previous research on the relationship between transformational leadership and organizational learning culture with intrinsic work motivation as a mediator and moderator variable has yet to be fully developed both in public and private organizations, particularly in the health sector.