A lista de verificação das limitações pessoais: lições sobre fatores humanos aprendidas com acidentes aéreos para reduzir a ocorrência de danos intraoperatórios
As Organizações de Alta Confiabilidade, incluindo organizações dos setores da saúde e aviação, têm um foco comum na gestão de riscos. O elemento humano é um “elo fraco” que pode resultar na ocorrência de acidentes ou eventos adversos. Os cirurgiões e outros profissionais da saúde podem aprender com a abordagem rigorosa utilizada pela indústria da aviação para lidar com o papel dos fatores humanos (FHs) em tais eventos e os métodos para minimizá-los. Os relatórios de investigação de acidentes aéreos mostram que os acidentes fatais são frequentemente causados por pilotos que excedem os seus limites pessoais, os da aeronave ou do ambiente. Da mesma forma, os pacientes podem sofrer morbidade ou mortalidade se os cirurgiões trabalharem fora das suas capacidades pessoais, com falhas na seleção do procedimento ou na otimização do paciente, ou com uma equipe ou ambiente cirúrgico não adequado ao procedimento. Introduzimos a lista de verificação das limitações pessoais — uma ferramenta adaptada da indústria da aviação que permite que os cirurgiões definam os seus limites antes de tomarem a decisão de operar e desenvolvam uma autorreflexão crítica. A ferramenta também permite gerir as expectativas dos pacientes, tomar decisões compartilhadas e nivelar a hierarquia da equipe. Definimos também as habilidades mínimas, as características do paciente e os recursos da equipe e do ambiente cirúrgico para qualquer procedimento a ser realizado. Se o cirurgião estiver “fora dos limites”, a correção desses fatores, a busca de apoio adicional ou o consentimento completo do paciente podem ser necessários para a condução segura do procedimento. Exploramos as pressões externas que podem fazer com que um cirurgião ultrapasse tanto os limites pessoais como os organizacionais.
High Reliability Organisations (HRO), including healthcare and aviation, have a common focus on risk management. The human element is a ‘weak link’ which may result in accidents or adverse events taking place. Surgeons and other healthcare professionals can learn from aviation's rigorous approach to the role of human factors (HF) in such events, and how we can minimise them. Air Accident Investigation Branch (AAIB) reports show that fatal accidents are frequently caused by pilots flying outside their own personal limits, those of the aircraft or environment. Similarly, patient morbidity or mortality may occur if surgeons work outside personal their capability, with poor procedure selection and patient optimisation, or with a team or theatre environment not suited to the procedure. We introduce the personal limitations checklist – a tool adapted from aviation that allows surgeons to define their limits in advance of any decision to operate, and develop critical self-reflection. It also allows management of patient expectations, shared decision making, and flattening of team hierarchy. The minimum skills, patient characteristics, team and theatre resources for any given procedure to proceed are defined. If the surgeon is ‘out of limits’, redressing these factors, seeking additional assistance, or thorough patient consenting may be required for the safe conduct of the procedure. We explore external pressures that could cause a surgeon to exceed both personal and organisational limits.