Melhoria da qualidade em meio a uma pandemia global: um currículo virtual para estudantes de medicina nos tempos da COVID-19

Donohue, K.E. ; Farber, D.L. ; Goel, N. ; Parrino, C.R. ; Retener, N.F. ; Rizvi, S. ; Dittmar, P.C.
Título original:
Quality Improvement Amid a Global Pandemic: A Virtual Curriculum for Medical Students in the Time of COVID-19
Resumo:

Introdução: A pandemia de COVID-19 em março de 2020 exigiu a remoção de estudantes de medicina das atividades diretas de atenção ao paciente para prevenir a disseminação de doenças e preservar equipamentos de proteção individual. Para que a educação dos estudantes de medicina pudesse continuar, rapidamente foram elaboradas e implementadas disciplinas eletivas virtuais e on-line. Criamos um currículo virtual para ensinar habilidades de melhoria da qualidade (MQ) no contexto da pandemia global. Métodos: Este currículo de quatro semanas envolveu 16 alunos. Os estudantes completaram a ferramenta revista de aplicação dos conhecimentos de MQ (QIKAT-R, na sigla em inglês) antes e depois do curso para avaliar os seus conhecimentos de MQ. Os alunos concluíram módulos on-line de leitura prévia e assistiram às aulas sobre MQ e sistemas de comando de incidentes. Cada grupo elaborou seu próprio projeto de MQ relacionado à forma como o nosso sistema hospitalar respondeu à pandemia. Por fim, os grupos apresentaram os seus projetos em um simpósio e realizaram uma avaliação entre pares. Resultados: Os resultados da ferramenta QIKAT-R preenchida pelos alunos melhoraram ao longo do curso, de uma média de 5,5 (DP=1,3) para 7,5 (DP=1,1; p<0,001). Os alunos consideraram que a experiência de aprendizagem virtual foi eficaz na comunicação do material, e todos os alunos afirmaram que participariam do trabalho de MQ no futuro. Discussão: A segurança do paciente e os tópicos de MQ são conteúdos importantes para muitas provas de licenciamento médico. O aprendizado virtual é uma maneira eficaz de ensinar conteúdos de MQ a estudantes de medicina e residentes, especialmente quando os projetos são liderados por profissionais em formação, quando professores com treinamento em MQ atuam como mentores e quando os projetos estão em harmonia com os objetivos institucionais. O nosso currículo virtual centrado na pandemia demonstrou ser capaz de aumentar os conhecimentos de MQ de estudantes de medicina. 

Resumo Original:

Introduction: The COVID-19 pandemic in March of 2020 necessitated the removal of medical students from direct patient care activities to prevent disease spread and to conserve personal protective equipment. In order for medical student education to continue, virtual and online electives were designed and implemented expeditiously. We created a virtual curriculum that taught quality improvement (QI) skills within the context of the global pandemic. Methods: This 4-week curriculum enrolled 16 students. Students completed the revised QI knowledge application tool (QIKAT-R) before and after the course to assess QI knowledge. Students completed prereading, online modules, and received lectures on QI and incident command systems. Each group designed their own QI project related to our hospital system's response to the pandemic. Finally, groups presented their projects at a peer symposium and completed peer evaluations. Results: Students' QIKAT-R scores improved throughout the course from a mean of 5.5 (SD = 1.3) to a mean of 7.5 (SD = 1.1; p < 0.001). Students reported that the virtual learning experience delivered the material effectively, and all students agreed that they would participate in QI work in the future. Discussion: Patient safety and QI topics are content areas for multiple medical licensing examinations. Virtual learning is an effective way to deliver QI content to medical students and residents, especially when projects are trainee-led, QI-trained faculty serve as mentors, and the projects harmonize with institutional goals. Our virtual pandemic-focused curriculum has demonstrated efficacy in increasing medical student QI knowledge.

Fonte:
MedEdPORTAL : the journal of teaching and learning resources ; 17: 11090; 2022. DOI: 10.15766/mep_2374-8265.11090.