O contexto importa: rumo a uma perspectiva multinível sobre o contexto no raciocínio clínico e na ocorrência de erros

Justin J Choi ; Steven J Durning
Título original:
Context matters: toward a multilevel perspective on context in clinical reasoning and error
Resumo:

O contexto no diagnóstico e tratamento de pacientes é um fenômeno complexo na medicina e na educação de profissionais da saúde, podendo levar a variações indesejadas no desempenho do raciocínio clínico e até mesmo a erros que causam danos aos pacientes. A pesquisa tem examinado fatores contextuais ao nível do indivíduo, da equipe e do sistema, mas há pouca clareza sobre as formas como os diversos fatores contextuais podem interagir, o impacto dos fatores de distração e de habilitação sobre o desempenho e os erros e os limites entre o contexto e as informações de conteúdo. Neste artigo, utilizamos uma abordagem teórica para aprimorar a nossa compreensão do contexto. Apresentamos uma perspectiva multinível sobre o contexto que amplia modelos anteriores sobre o raciocínio clínico e propomos um referencial conceitual micro-meso-macro para compreender de forma mais integrada como o raciocínio clínico é influenciado por múltiplos fatores contextuais e, ao mesmo tempo, emerge a partir desses fatores. A abordagem multinível também pode ser usada para estudar outros fenômenos sociais na medicina, como profissionalismo, aprendizado, esgotamento profissional e preconceitos implícitos. Fazemos um apelo por um novo paradigma na pesquisa e no ensino do raciocínio clínico, que utilize a teoria e a análise multinível para aprimorar o desempenho do raciocínio clínico e melhorar a qualidade do cuidado prestado ao paciente.
 

Resumo Original:

ontext in diagnosis and management of patients is a vexing phenomenon in medicine and health professions education that can lead to unwanted variation in clinical reasoning performance and even errors that cause patient harm. Studies have examined individual-, team-, and system-level contextual factors, but the ways in which multiple contextual factors can interact, how both distracting and enabling factors can impact performance and error, and the boundaries between context and content information are not well understood. In this paper, we use a theory-based approach to enhance our understanding of context. We introduce a multilevel perspective on context that extends prior models of clinical reasoning and propose a micro-meso-macro framework to provide a more integrated understanding of how clinical reasoning is both influenced by and emerges from multiple contextual factors. The multilevel approach can also be used to study other social phenomena in medicine such as professionalism, learning, burnout, and implicit bias. We call for a new paradigm in clinical reasoning research and education that uses multilevel theory and analysis to enhance clinical reasoning performance expertise and improve the quality of patient care.

Fonte:
Diagnosis ; 10(2): 89-95; 2023. DOI: 10.1515/dx-2022-0117.