O que os profissionais de saúde pensam sobre a qualidade e segurança dos cuidados prestados a crianças e jovens com deficiência intelectual? Estudo qualitativo utilizando o método explicativo de análise

Natalie Ong ; Abbie Lucien ; Janet C Long ; Janelle Weise ; Merrilyn Walton ; Annette Burgess
Título original:
What do healthcare staff think about the quality and safety of care provided to children and young people with an intellectual disability? A qualitative study using the framework method of analysis
Resumo:

OBJETIVO: Identificar questões de segurança do paciente no hospital relativas a crianças e jovens com deficiência intelectual a partir da perspectiva da equipe de saúde. Esse trabalho segue um artigo anterior de entrevistas com os pais sobre as experiências de segurança do paciente com seus filhos no hospital. DESENHO: Estudo qualitativo. AMBIENTE: Realizamos entrevistas semiestruturadas e grupos focais com profissionais de hospitais infantis terciários com base nos domínios da Estrutura de Educação em Segurança do Paciente e usando a metodologia de estrutura para análise de dados. PARTICIPANTES: 29 funcionários do sexo feminino e 7 do sexo masculino com idades entre 27 e 70 anos de uma variedade de departamentos e especialidades, incluindo profissionais dos serviços de diagnóstico e terapia. INTERVENÇÃO: Perguntas baseadas no modelo de segurança do paciente foram desenvolvidas a partir de consultas com pais, pesquisadores e médicos, explorando pontos de vista da equipe e experiências de segurança e atendimento de qualidade dessas crianças no hospital. Durante o período de abril de 2021 a maio de 2022, foram realizadas 22 entrevistas e três grupos focais com profissionais que tiveram experiência em cuidar de crianças e jovens com deficiência intelectual nos últimos 12 meses no hospital. RESULTADOS: Os principais temas suscitados incluem: definição de segurança, necessidade de considerar vulnerabilidades adicionais de crianças e jovens com deficiência intelectual no hospital, a comunicação como fundamental para um cuidado seguro, perspectivas dos pais e da família sobre cuidados seguros, desafios de gestão que comprometem a segurança e lacunas no sistema de serviços na prevenção, identificação e gestão de riscos. CONCLUSÕES: A equipe de profissionais precisa considerar as vulnerabilidades adicionais, mitigar atitudes negativas e preconceitos para um melhor envolvimento e relacionamento com pais, crianças e jovens dessa população. É necessário melhorar os sistemas atuais que impedem a identificação, a prevenção e a gestão de questões de risco e segurança para essa população. Os desenvolvimentos futuros incluem a combinação de dados de entrevistas com os pais, literatura acadêmica e literatura cinzenta no desenvolvimento de competências de segurança sobre esta população para treinamento e educação de profissionais em todo o sistema de saúde. 
 

Resumo Original:

OBJECTIVE: To elicit patient safety issues pertaining to children and young people with intellectual disability in hospital from healthcare staff perspectives. This follows a previous paper of parent interviews of patient safety experiences of their child in hospital. DESIGN: Qualitative study. SETTING: We conducted semi-structured interviews and focus groups of staff of tertiary children's hospitals based on the domains of the Patient Safety Education Framework and using the framework methodology for data analysis. PARTICIPANTS: There were 29 female and 7 male staff aged between 27 and 70 years from a range of departments and specialties including ancillary staff. INTERVENTION: Questions based on the patient safety framework were developed from consultation with parents, researchers and clinicians exploring staff views and experiences of safety and quality care of these children in hospital. During April 2021 to May 2022, 22 interviews and 3 focus groups were conducted of staff who have had experience caring for children and young people with intellectual disability in the last 12 months in the hospital. RESULTS: Key themes elicited include Definition of Safety, Need to consider additional vulnerabilities of children and young people with intellectual disability in hospital, Communication is key to safe care, Parent and family perspectives on safe care, Management challenges compromising safety and Service system gaps in preventing, identifying and managing risk. CONCLUSIONS: Staff need to consider additional vulnerabilities, mitigate negative attitudes and biases towards better engagement and relationships with parents, children and young people of this population. Improvement of current systems that prevent the identification, prevention and management of risk and safety issues for this population need to be undertaken. Future developments include combining data from parent interviews, academic and grey literature in developing safety competencies in this population for training and education of staff across the health system. 
 

Fonte:
BMJ Open ; 13(7): e071494; 2024. DOI: 10.1136/bmjopen-2022-071494.