"Obrigado por escutar": um estudo exploratório sobre as experiências vividas e as percepções sobre os erros no cuidado de saúde entre pessoas que recebem cuidados

Terry, D.
Título original:
"Thank You for Listening": An Exploratory Study Regarding the Lived Experience and Perception of Medical Errors Among Those Who Receive Care
Resumo:

O problema dos erros no cuidado de saúde, ou eventos adversos causados num contexto de saúde ou por um profissional da saúde, é muito pouco estudado. Embora a experiência e as perspectivas dos profissionais da saúde em relação aos erros tenham sido exploradas, pouca atenção é dada às percepções e experiências dos consumidores de serviços de saúde. Por isso, é necessário entender melhor a opinião pública sobre os erros no cuidado de saúde, para aumentar a segurança do paciente e a qualidade do cuidado. Este estudo procurou examinar as percepções e experiências do público australiano, especialmente em relação aos erros ocorridos, as percepções sobre as suas origens e se os erros haviam sido notificados. Este artigo descreve os resultados qualitativos de um inquérito online entre residentes na Austrália que tiveram acesso a serviços médicos ou receberam cuidados em qualquer momento no país. As respostas de 304 participantes foram analisadas e discutidas, incluindo informações demográficas e temas-chave sobre erros no cuidado de saúde, que foram categorizados em: engajamento e ouvir a voz do paciente, a qualidade do cuidado prestado e a responsabilização do sistema. Com base nos resultados, o estudo destaca a importância da comunicação eficaz entre os profissionais da saúde e pacientes, da capacitação para prestar um cuidado de alta qualidade e de um melhor mecanismo para a comunicação e resolução de erros, de modo que os pacientes se sintam seguros e confiantes sobre as mudanças positivas que estão sendo feitas.

Resumo Original:

Resumo:
The issue of medical errors, or adverse events caused within a health care context or by a health care provider, is largely under-researched. While the experience and perspective of health care professionals regarding medical errors have been explored, little attention is paid to the health care consumers regarding their perceptions and experiences. Therefore, there is a need to better understand the public's views on medical errors to enhance patient safety and quality care. The current study sought to examine Australian public perceptions and experiences, especially concerning what errors had occurred, the perceived sources of the errors, and if the errors had been reported. This paper reports the qualitative findings of an online survey for Australian residents who have accessed or received medical services at any time in Australia. Responses from 304 surveys were analyzed and discussed, including demographic information and key themes about medical errors, which were categorized into engagement and patients' voices being heard, the quality of care being provided, and the system's accountability. Based on the findings, the study highlights the importance of effective health professional-patient communication, enhanced capacity to deliver high quality care, and improved mechanism for error reporting and resolution where patients feel safe and confident about positive changes being made.

Fonte:
International Journal of Health Services ; 2021. DOI: 10.1177/0020731419893036.