Passagens de casos de pacientes internados no período noturno: principais lições aprendidas com observações de campo

Justin J Choi
Lars G Osterberg
Janet D Record
Título original
Exploring Ward Team Handoffs of Overnight Admissions: Key Lessons from Field Observations
Resumo

Contexto: O processo diagnóstico é uma atividade dinâmica, realizada em equipe, sendo um aspecto importante das rondas em enfermarias de hospitais universitários. No entanto, poucos estudos examinaram como as equipes das enfermarias atuam em áreas como o diagnóstico durante a passagem de casos de pacientes internados no período noturno. Este estudo extrai lições aprendidas com as interações em equipe no processo de passagem de casos durante as rondas em enfermarias. Objetivo: Descrever como as equipes das enfermarias trabalham na passagem de casos e pacientes internados durante a noite e caracterizar o papel da avaliação do paciente à beira do leito nesse contexto. Desenho: Utilizamos uma abordagem etnográfica qualitativa, com observações de campo e análise documental. Participantes: Médicos, residentes e estudantes de medicina dos serviços de medicina geral de um hospital universitário. Abordagem: Realizamos 35 horas de observações ao longo de um período de 4 meses. Selecionamos uma amostra intencionalmente diversificada de profissionais para cobrir uma variedade de experiências no ensino clínico e obtivemos o consentimento informado de todos os membros das equipes e pacientes observados. Ao todo, observamos 30 passagens de caso em 5 equipes da enfermaria, que continham 45 membros. Realizamos uma análise temática das notas de campo dos pesquisadores e dos prontuários eletrônicos utilizando teorias sociais cognitivas para caracterizar as interações dinâmicas que ocorrem no ambiente clínico real. Resultados principais: No processo de passagem de casos de pacientes internados durante a noite, as equipes passaram menos tempo durante as rondas verificando a história do paciente e os achados do exame físico, realizando avaliações à beira do leito e discutindo diagnósticos diferenciais do que em outras atividades (por exemplo, revisando os dados dos pacientes em salas de conferência). Observamos várias abordagens em equipe para o diagnóstico e as avaliações à beira do leito de pacientes, incluindo debriefings para o aprendizado e a tomada de decisões. Conclusões: Este estudo destaca possíveis vantagens e oportunidades desaproveitadas para o ensino, aprendizado e envolvimento direto com pacientes durante a passagem de casos de pacientes internados durante a noite. Estes resultados podem ajudar a fundamentar o desenvolvimento de currículos, o treinamento de docentes e a pesquisa sobre a segurança do paciente. 
 

Resumo original

Background: The diagnostic process is a dynamic, team-based activity that is an important aspect of ward rounds in teaching hospitals. However, few studies have examined how academic ward teams operate in areas such as diagnosis in the handoff of overnight admissions during ward rounds. This study draws key lessons from team interactions in the handoff process during ward rounds. Objective: To describe how ward teams operate in the handoff of patients admitted overnight during ward rounds, and to characterize the role of the bedside patient evaluation in this context. Design: A qualitative ethnographic approach using field observations and documentary analysis. Participants: Attending physicians, medical residents, and medical students on general medicine services in a single teaching hospital. Approach: Thirty-five hours of observations were undertaken over a 4-month period. We purposively approached a diverse group of attendings who cover a range of clinical teaching experience, and obtained informed consent from all ward team members and observed patients. Thirty patient handoffs were observed across 5 ward teams with 45 team members. We conducted thematic analysis of researcher field notes and electronic health record documents using social cognitive theories to characterize the dynamic interactions occurring in the real clinical environment. Key Results: Teams spent less time during ward rounds on verifying history and physical examination findings, performing bedside evaluations, and discussing differential diagnoses than other aspects (e.g., reviewing patient data in conference rooms) in the team handoff process of overnight admissions. Several team-based approaches to diagnosis and bedside patient evaluations were observed, including debriefing for learning and decision-making. Conclusions: This study highlights potential strengths and missed opportunities for teaching, learning, and engaging directly with patients in the ward team handoff of patients admitted overnight. These findings may inform curriculum development, faculty training, and patient safety research. 

 

Revista
Journal of General Internal Medicine
Data de publicação
doi
10.1007/s11606-023-08549-x.