CONTEXTO: Já foram implementadas várias iniciativas para desenvolver, gerenciar e avaliar as competências em segurança do paciente (SP), consideradas como uma questão importante para a saúde pública em todo o mundo. O The Health Professional Education in Patient Safety Survey (Inquérito sobre Educação de Profissionais da Saúde em Segurança do Paciente - H-PEPSS, na sigla em inglês) é amplamente utilizado como uma escala psicométrica para avaliar as percepções sobre competências em SP, mas sua versão em francês não foi validada. O objetivo deste estudo foi investigar as principais propriedades psicométricas da versão francesa do H-PEPSS. MÉTODOS: Ao todo, 449 estudantes matriculados em faculdades de enfermagem e fisioterapia na França e na Suíça francófona completaram um questionário autoadministrado. Os 38 itens do H-PEPSS foram traduzidos para o francês por um comitê. A validade de construto da escala foi avaliada usando a análise fatorial confirmatória. A confiabilidade dos seis fatores do H-PEPSS foi avaliada usando o α de Cronbach e o ω de McDonald. Também investigamos a invariância de mensuração entre países e disciplinas acadêmicas, bem como a validade discriminante. RESULTADOS: Após a remoção de um item, o modelo de 6 fatores do H-PEPSS demonstrou estatísticas bem ajustadas (χ(2)[194]=316,633, χ(2)/df=1,632, p<0,001, CFI=0,934, TLI=0,922, RMSEA=0,041 [0,033, 0,049], SRMR=0,044). O escore total também pode ser usado como uma medida geral de competência em SP (χ(2)[203]=342,251, χ(2)/df=1,686, p < 0,001, CFI=0,925, TLI=0,915, RMSEA=0,043 [0,035, 0,051], SRMR=0,047). Um item foi removido devido à sua alta multicolinearidade com outros itens. A confiabilidade foi considerada satisfatória (α de Cronbach ≥ 0,60), exceto para a subescala "Compreensão dos fatores humanos e ambientais". Esta subescala apresentou consistentemente a menor confiabilidade em estudos anteriores. Confirmamos a invariância escalar entre países e a invariância escalar parcial entre disciplinas acadêmicas (ΔCFI ≤ 0,01). A razão de correlações heterotraço-monotraço variou de 0,63 a 0,91. Em nossos resultados, o país, o ano acadêmico e a satisfação acadêmica foram frequentemente os principais preditores das competências autorrelatadas em SP. CONCLUSÃO: As percepções sobre as competências em SP podem ser avaliadas e comparadas adequadamente entre a França e a Suíça e entre os estudantes de enfermagem e fisioterapia. Discutimos a relevância da introdução do H-PEPSS no percurso educacional dos cursos de graduação em profissões da saúde e as suas consequências nos contextos clínicos.
BACKGROUND: Several initiatives have been implemented to develop, manage, and assess patient safety (PS) competencies, which are considered as a serious public health issue across the world. The Health Professional Education in Patient Safety Survey (H-PEPSS) is widely used as a psychometric scale for evaluating perceived PS competencies but has not been validated in French. The purpose of the study was to investigate the main psychometric properties of the French version of the H-PEPSS. METHODS: A total of 449 students enrolled in nursing and physiotherapy schools in France and French-speaking Switzerland completed a self-administered questionnaire. The 38 items of the H-PEPSS were translated into French following a committee approach. The scale's construct validity was assessed using confirmatory factor analysis. Reliability of the six factors of the H-PEPSS was evaluated using Cronbach α and McDonald's ω. Measurement invariance across countries and academic majors as well as discriminant validity were also investigated. RESULTS: After we removed one item, the H-PEPSS 6-factor model demonstrated adequate goodness-of-fit statistics (χ(2)[194] = 316.633, χ(2)/df = 1.632, p < 0.001, CFI = 0.934, TLI = 0.922, RMSEA = 0.041 [0.033, 0.049], SRMR = 0.044). The total score can be also used as an overall measure of PS competence (χ(2)[203] = 342.251, χ(2)/df = 1.686, p < 0.001, CFI = 0.925, TLI = 0.915, RMSEA = 0.043 [0.035, 0.051], SRMR = 0.047). One item was removed because of its high multicollinearity with other items. The reliability was deemed satisfactory (Cronbach α ≥ 0.60), except for the "Understanding human and environmental factors" subscale. Consistently, this subscale was often reported with the lowest reliability in previous studies. We confirmed scalar invariance between countries and partial scalar invariance between majors (ΔCFI ≤ 0.01). The heterotrait-monotrait ratio of correlations ranged from 0.63 to 0.91. In our results, country, academic year, and academic satisfaction were frequently the main predictors of self-reported PS competencies. CONCLUSION: Perceived PS competencies can be assessed and fairly compared across France and Switzerland and across nursing and physiotherapy students. We discuss the relevance of the introduction of the H-PEPSS in the training pathway of health professions degree courses and the fallout in clinical contexts.