A higienização das mãos é uma medida preventiva fundamental contra a disseminação de infecções adquiridas em instalações de saúde e é um componente essencial dos programas de segurança do paciente. Embora os estudantes de profissões da saúde costumem ser apresentados aos princípios da higienização das mãos durante sua formação, a aplicação desses conhecimentos na prática muitas vezes é insuficiente, e a adesão continua baixa. Este estudo procurou avaliar as percepções dos estudantes de ciências biomédicas, fisioterapia, medicina de emergência, saúde ambiental, medicina complementar, radiologia e métodos de imagem, enfermagem, optometria, podologia, ciência do esporte, movimento sobre a educação (conhecimentos e atitudes) e prática de higienização das mãos em uma universidade na África do Sul. Os estudantes que concordaram em participar responderam a um questionário on-line que avaliou seus conhecimentos, práticas e habilidades em higienização das mãos. Os resultados de uma análise ANOVA sugeriram diferenças significativas nas pontuações de higienização das mãos segundo a disciplina e os anos de estudo. Análises de regressão múltipla confirmaram esses resultados, indicando que a disciplina estudada influenciou significativamente todos os aspectos da higienização das mãos, o ano de estudo influenciou as habilidades, e a faixa etária influenciou as práticas de higienização das mãos. Com base nestes resultados, propusemos um modelo conceitual, o University Hand Hygiene Improvement Model (UHHIM), para aprimorar o ensino e o aprendizado da higienização das mãos ao nível universitário. O modelo destaca a necessidade de uma educação direcionada, monitoramento contínuo, feedback e o papel crucial dos facilitadores da higienização das mãos e da participação dos estudantes para melhorar os comportamentos relacionados ao tema.
Abstract
Hand hygiene serves as a critical preventative measure against the spread of acquired infections in healthcare facilities and is an integral component of patient safety programs. While healthcare students in training are typically introduced to the principles underlying hand hygiene, the translation of this understanding into practice is often lacking, and compliance has remained low. This study aimed to evaluate health science students' in biomedical sciences, chiropractic and emergency medical care, environmental health, complementary medicine, medical imaging and radiation sciences, nursing, optometry, podiatry, and sports and movement studies perceptions regarding hand hygiene education (knowledge and attitude) and practice at a university in South Africa. Consenting students were asked to complete an online questionnaire that tested their knowledge, practices, and skills in handwashing. The ANOVA analysis results suggested significant differences in hand hygiene scores across departments and years of study. The multiple regression analyses confirmed these findings, suggesting that the department of study significantly influenced all aspects of hand hygiene, while the year of study affected hand hygiene skills, and age group influenced hand hygiene practices. Based on these findings, a conceptual model, the University Hand Hygiene Improvement Model (UHHIM), was proposed to enhance the teaching and learning of hand hygiene at the university level. The model underscores the necessity of targeted education, continuous monitoring, and feedback, and the pivotal roles of hand hygiene facilitators and student participation in enhancing hand hygiene behaviors.