Perfil epidemiológico da mortalidade materna na Região de Carajás entre 2008 e 2018

Santos, Thaísy Andressa Bastos Primo de Sousa; ; Franco, Isabelle Christine Castro; ; Leite, Lindely Wane Carvalho; ; Cunha, Katiane da Costa.
Resumo:

Objetivo:
Conhecer o perfil epidemiológico da mortalidade materna na Região de Saúde de Carajás entre os anos 2008 e 2018, a fim de gerar informações para nortear investimentos e ações futuras.
Métodos:
Foram utilizados dados secundários oriundos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), organizados em dois grupos (adolescentes e adultas), com posterior tabulação e análise estatística a partir do teste qui-quadrado e do teste G por meio do software BioEstat 5.3.
Resultados:
Foram obtidos 894 óbitos no estado do Pará, dos quais 95 ocorreram na Região de Saúde de Carajás. O perfil epidemiológico é caracterizado pela morte de mulheres adultas (entre 20 e 59 anos), residentes em Parauapebas, pardas, com escolaridade entre 8 e 11 anos, solteiras e no ambiente hospitalar, predominando o tipo de causa obstétrica direta e o período da morte durante o puerpério.
Conclusão:
A mortalidade materna é um importante problema de saúde pública na região estudada, o que demonstra a necessidade de intervenções na atenção à saúde materna a fim de reduzir os óbitos evitáveis e reverter os elevados índices paraenses nessa temática.(AU)
Assuntos
Humanos; Feminino; Gravidez; Brasil/epidemiologia; Mortalidade Materna; Perfil de Saúde; Registros de Mortalidade/estatística & dados numéricos; Epidemiologia Analítica; Saúde Materna

Epidemiologia; Epidemiology; Health profile; Maternal death; Maternal health; Maternal mortality; Mortalidade materna; Morte materna; Perfil de saúde; Saúde materna

Fonte:
Biblioteca Virtual em Saúde ; 50(1): 27-34; 2023.