Perspectivas de enfermeiros sobre os indicadores sensíveis ao cuidado de enfermagem ligados a resultados positivos para os pacientes: um estudo Delphi

Maree Steel
Philippa Seaton
Desma Christ
Janette Dallas
Irene Absalom
Título original
Nurse perspectives of nurse-sensitive indicators for positive patient outcomes: A Delphi study
Resumo

Contexto: A segurança do paciente, a qualidade do cuidado e indicadores sensíveis ao cuidado de enfermagem são áreas comuns enfocadas por estudos internacionais sobre os resultados do cuidado prestado aos pacientes. A literatura recente relacionada especificamente aos indicadores sensíveis ao cuidado de enfermagem tem dado mais ênfase aos resultados negativos, tais como “omissões de cuidado”, “atrasos no cuidado”, “falhas no resgate” ou uma redução na ocorrência de eventos adversos, em vez de se concentrar nas atividades de enfermagem que levam a resultados positivos. Além disso, sabe-se pouco sobre as perspectivas dos enfermeiros sobre indicadores relacionados a resultados positivos para os pacientes. Objetivo: Identificar e descrever indicadores relevantes para o cuidado de enfermagem ligados a resultados positivos para os pacientes no contexto do cuidado agudo. Desenho: Utilizamos uma técnica Delphi modificada que consistiu em três rodadas de questionários eletrônicos enviados a 90 enfermeiros especialistas em enfermagem clínica e administradores de enfermagem em ambientes de cuidado agudo na Nova Zelândia. Métodos: O inquérito na primeira rodada do método Delphi coletou dados sobre as principais atividades e ferramentas de enfermagem que são importantes para os resultados do cuidado. Na segunda rodada, os dados da primeira etapa foram apresentados aos participantes para que classificassem a sua importância para os resultados do cuidado utilizando uma escala de pontuação. Na terceira rodada, os dados da segunda etapa foram apresentados aos participantes tendo como base os “indicadores das experiências dos pacientes” identificados pela New Zealand Health Safety and Quality Commission, a serem classificados por ordem de importância. Os dados da primeira rodada foram analisados para identificar os temas emergentes das respostas a fim de formular opções de atividades. Na segunda rodada, as respostas receberam uma pontuação média, calculada com base no peso atribuído a cada opção de resposta. Na terceira rodada, calculamos a classificação média utilizando a ponderação e a contagem de respostas. Resultados: Os resultados da terceira rodada apresentaram as atividades de cada domínio, e estas foram classificadas de maior a menor importância; uma concordância de 75% ou mais indicava consenso. Os elementos de maior importância em cada domínio foram: Comunicação: escuta; Parceria: estabelecer confiança, construir relacionamentos; Coordenação: o limiar de 75% para o consenso não foi atingido; Necessidades Físicas e Emocionais: identificação de mudanças rápidas/deterioração, observação/identificação do estado do paciente e melhoria das habilidades de avaliação. Conclusão: Algumas atividades de enfermagem foram difíceis de classificar em termos de importância, pois os enfermeiros consideraram que estavam inter-relacionadas e eram de igual importância. Neste estudo, as competências sociais relacionadas à prática de enfermagem foram destacadas como atividades de enfermagem importantes por enfermeiros experientes, o que representa um desafio para os setores da saúde e da educação em enfermagem, uma vez que é difícil rotular, valorizar e apoiar a implementação dessas habilidades na força de trabalho de enfermagem como elementos que contribuem de forma legítima para melhorar os resultados do cuidado prestado aos pacientes. 
 

Resumo original

Background: Patient safety, quality of care, and nurse-sensitive indicators are common areas of focus in international research relating to patient outcomes. Recent literature relating specifically to nurse-sensitive indicators has leaned towards an emphasis upon negative outcomes, such as ‘missed care’, ‘delayed care’, ‘failure to rescue’ or a reduction in adverse events rather than focus on nursing activities that lead to positive outcomes. In addition, little is known about nurse perspectives of nurse-sensitive indicators for positive patient outcomes. Objective: To identify and describe priority nurse-sensitive indicators linked to positive patient outcomes in the acute care setting. Design: A modified Delphi Technique consisting of three rounds of electronic questionnaires to 90 Clinical Nurse Specialists and Charge Nurse/Managers working in acute care settings in New Zealand. Methods: Delphi round one survey collected data on key nursing activities and tools important to patient outcomes. Delphi round two survey presented round one data for rating importance to patient outcomes using a rating scale question design. Delphi round three survey presented round two data to participants within the ‘Patient Experience Indicators’ identified by the New Zealand Health Safety and Quality Commission's domains for ranking in order of importance via a ranking question design. Round one data were analysed to discover themes emerging from the responses to formulate activity options. In round two, responses were given an average rating score, calculated on the weight assigned to each answer choice. In round three the ranking average was calculated using weighting and response count. Results: The results from the third round presented activities from each domain and these were ranked from highest to least importance, with 75% or greater indicating consensus. Of highest importance within each domain were: Communication: Listening; Partnership: Establishing trust, building relationships; Coordination: The threshold of 75% consensus was not reached; Physical and Emotional Needs: Identification of rapid change/deterioration, observation/identification of patient status, and increased assessment skills. Conclusion: Some nursing activities were difficult to rank in terms of importance as nurses perceived they were inter-related and of equal importance. The soft applied skills of nursing practice have been highlighted as important nursing activities by experienced nurses in this research, which poses a challenge for health care and nursing education sectors to label, value and support enactment of these skills in the nursing workforce as legitimate contributions to positive patient outcomes. 
 

Revista
Collegian
Data de publicação
Volume
28
Fascículo
2
doi
10.1016/j.colegn.2020.02.009