CONTEXTO: O desenvolvimento de uma agenda de pesquisa centrada nas prioridades dos principais grupos de interesse pode acelerar a implementação e a difusão. O nosso objetivo foi identificar os temas de pesquisa mais prioritários para profissionais clínicos pediátricos, líderes do sistema de saúde e famílias.
MÉTODOS: A Children’s Hospitals Solutions for Patient Safety Network é uma rede de mais de 100 hospitais pediátricos que trabalham juntos para eliminar os danos causados pelo cuidado de saúde. Os pais e líderes de cada unidade responderam a um inquérito aberto e anônimo, enviado por e-mail, instando-os a levantar tópicos para a pesquisa. Um painel representando os principais grupos de interesse examinou e priorizou os tópicos, classificando-os com uma escala de Likert. Os pais e líderes de unidades responderam a um segundo inquérito anônimo por e-mail e classificaram a importância de cada tópico. Também fizemos entrevistas com executivos do sistema de saúde para conhecer suas opiniões a respeito das principais prioridades para a pesquisa em segurança do paciente.
RESULTADOS: O inquérito de levantamento recebeu 107 respostas, que mencionaram 49 tópicos de pesquisa diferentes. O painel dos grupos de interesse desenvolveu uma lista final de 24 tópicos. O inquérito de priorização recebeu 74 respostas. Os tópicos de pesquisa mais prioritários estiveram relacionados a alta confiabilidade, cultura de segurança, comunicação aberta e detecção precoce da deterioração de pacientes e da sepse. Nas 7 entrevistas qualitativas, os executivos do sistema de saúde destacaram os erros diagnósticos, a segurança dos medicamentos, a deterioração e a segurança do paciente ambulatorial como áreas prioritárias.
CONCLUSÕES: Com este estudo, damos um primeiro passo em direção a uma agenda de pesquisa orientada pelos principais grupos de interesse, com base no pressuposto de que são os grupos mais bem posicionados para determinar o tipo de pesquisa que poderá resolver os problemas que mais os preocupam.
BACKGROUND: Developing a research agenda that is focused on the priorities of key
stakeholders may expedite implementation and dissemination. Our objective was to
identify the highest-priority patient-safety research topics among pediatric clinicians,
health care leaders, and families.
METHODS: The Children’s Hospitals Solutions for Patient Safety Network is a network of >100 children’s hospitals working together to eliminate harm due to health care. Parents and site leaders responded to an open-ended, anonymous e-mail survey used to elicit research topics. A key stakeholder panel winnowed related topics and prioritized topics using Likert scale ratings. Site leaders and parents responded to a second anonymous e-mail survey and rated the importance of each topic. Health system executive interviews were used to elicit their opinions regarding top priorities for patient-safety research.
RESULTS: The elicitation survey had 107 respondents who produced 49 unique research topics. The key stakeholder panel developed a final list of 24 topics. The prioritization survey had 74 respondents. Top-priority research topics concerned high reliability, safety culture, open communication, and early detection of patient deterioration and sepsis.
During 7 qualitative interviews, health system executives highlighted diagnostic error, medication safety, deterioration, and ambulatory patient safety as priority areas.
CONCLUSIONS: With this study, we take a first step toward a stakeholder-driven research
agenda on the basis of the assumption that stakeholders are best positioned to determine
what research will be used to address the problems of most concern to them.