Processos psicossociais em profissionais de saúde: como as percepções dos indivíduos sobre a comunicação interpessoal estão relacionadas às ameaças à segurança do paciente e aos cuidados de maior qualidade

Johanna Elisa Dietl ; Christina Derksen ; Franziska Maria Keller ; Martina Schmiedhofer ; Sonia Lippke
Título original:
Psychosocial Processes in Healthcare Workers: How Individuals' Perceptions of Interpersonal Communication Is Related to Patient Safety Threats and Higher-Quality Care
Resumo:

A comunicação interpessoal, como uma forma central de recurso social derivado das relações sociais, é crucial para os indivíduos que lidam com ameaças no local de trabalho, especialmente em hospitais que fornecem cuidados de alta qualidade e segurança do paciente. Usando a mentalização do sistema social como base teórica, aplicamos processos psicossociais e uma abordagem do sistema psicodinâmico para obter insights sobre como os profissionais de saúde interagem com os membros da equipe e os pacientes. O objetivo foi testar as seguintes hipóteses: H1: Uma melhor comunicação está associada a menos ameaças à segurança do paciente (H1a) e a um cuidado de melhor qualidade (H1b). H2: As associações entre comunicação e ameaças à segurança do paciente (H2a) e cuidados de melhor qualidade (H2b) são mediadas pela segurança psicológica. Neste desenho de dois estudos, realizamos uma pesquisa hospitalar transversal (N = 129) e uma pesquisa com membros da equipe obstétrica (N = 138) na Alemanha. Foram realizadas análises de mediação simples. Os resultados revelaram que a comunicação está associada ao desempenho da segurança. Além disso, foi demonstrado o efeito mediador da segurança psicológica entre a comunicação e o desempenho de segurança. Esses achados contribuem para a compreensão das representações das relações sociais, pois a comunicação dos indivíduos se inter-relaciona com o desempenho de segurança mediado pela segurança psicológica para complementar as estratégias de saúde pública e assistência à saúde. Com uma melhor compreensão da comunicação e da segurança psicológica, é possível projetar ferramentas, rotinas e treinamentos concretos.
 

Resumo Original:

Interpersonal communication, as a central form of social resource derived from social relations, is crucial for individuals coping with threats in the workplace, especially for hospitals that provide high-quality care and patient safety. Using social system mentalization as a theoretical background, we applied psychosocial processes and a psychodynamic system approach to get insights on how healthcare workers interact with team members and patients. The goal was to test the following hypotheses: H1: Better communication is associated with fewer patient safety threats (H1a) and higher-quality care (H1b). H2: The associations between communication and patient safety threats (H2a) and higher-quality care (H2b) are mediated by psychological safety. In this two-studies design, we conducted a cross-sectional hospital survey (N = 129) and a survey of obstetric team members (N = 138) in Germany. Simple mediation analyses were run. Results revealed that communication is associated with safety performance. Further, the mediating effect of psychological safety between communication and safety performance was demonstrated. These findings contribute to an understanding of social relation representations, as individuals' communication interrelates with safety performance mediated by psychological safety to complement healthcare and public health strategies. With a better understanding of communication and psychological safety, tools, routines, and concrete trainings can be designed.
 

Fonte:
Int J Environ Res Public Health ; 20(9): 5698; 2023. DOI: 10.3390/ijerph20095698..