Promoção da melhoria da qualidade na atenção primária por meio de um currículo interprofissional longitudinal baseado em projetos
Introdução: Os profissionais da saúde devem demonstrar competências em melhoria da qualidade (MQ) e na prática interprofissional (PI). No entanto, existem poucos currículos destinados a abordar essas competências de forma integrada e longitudinal. O nosso currículo experimental em PI para a MQ procura sanar essa lacuna. Métodos: O currículo faz parte de um programa de formação do Sistema de Saúde VA de São Francisco para residentes do segundo ano de medicina interna e estudantes de enfermagem e gerontologia na atenção primária, residentes em farmácia e pós-doutorandos em psicologia. Os estudantes trabalharam em equipes de PI monitoradas por mentores para selecionar, projetar, implementar, avaliar e apresentar um projeto como parte de um currículo de nove meses. As metodologias de ensino incluíram a aplicação de competências didáticas e de apresentação de projetos. A adequação do currículo foi examinada por meio de autoavaliações pelos formandos de seus conhecimentos e competências em MQ, a avaliação da satisfação dos formandos, avaliações pelos mentores, avaliações dos resultados dos projetos e avaliações de impacto. Resultados: De 2011 a 2018, 242 estudantes completaram o currículo, realizando 41 projetos de MQ. Os estudantes relataram uma alta satisfação com as sessões introdutórias (M=4,4, DP=0,7). Também relataram maior conforto com os conhecimentos e habilidades de MQ ao concluírem o currículo. Os mentores de MQ (n=23) observaram que os estudantes adquiriram conhecimentos e habilidades de MQ, ganharam confiança em sua habilidade para orquestrar uma iniciativa de MQ e consideraram que os projetos de MQ que monitoraram agregavam valor à organização. Ao todo, 38 projetos resultaram em modificações sistêmicas. Discussão: Este currículo de PI para a MQ oferece experiências de trabalho em equipe para que os estudantes aprendam e apliquem conhecimentos e habilidades de MQ. Os principais fatores para a implementação bem-sucedida incluíram a atenção dada à integração das equipes e ao desenvolvimento do corpo docente. Os desafios incluíram a dificuldade de coletar dados confiáveis para a avaliação e de medir precisamente as mudanças nos sistemas ao longo do tempo e o envolvimento variável dos estudantes.
Introduction: Health professionals must demonstrate competencies in quality improvement (QI) and interprofessional (IP) practice. Yet few curricula are designed to address these competencies in an integrated, longitudinal way. Our experiential IP QI curriculum addresses this gap. Methods: The IP QI curriculum was part of a San Francisco VA Health Care System training program for second-year internal medicine residents and adult gerontology primary care nurse practitioner students, pharmacy residents, and postdoctoral psychology fellows. Trainees worked in mentored IP teams to select, design, implement, evaluate, and present a project as part of a 9-month curriculum. Teaching methodologies included didactics and project-based skills application. Curriculum evaluation included trainees' QI knowledge and skills self-assessments, trainee satisfaction, mentor appraisals, and project results and impact assessments. Results: From 2011-2012 to 2017-2018, 242 trainees completed the curriculum and 41 QI projects. Trainees reported high satisfaction with the introductory sessions (M = 4.4, SD = 0.7). They also reported improvement in comfort with QI knowledge and skills by the curriculum's completion. QI mentors (n = 23) observed growth in trainees' QI knowledge and skills, felt confident in trainees' ability to orchestrate a QI initiative, and believed their mentored QI projects added value to the organization. Thirty-eight projects resulted in system modifications. Discussion: This IP QI curriculum offers team-based, workplace experiences for trainees to learn and apply QI knowledge and skills. Leading factors for successful implementation included attention to team-building and faculty development. Challenges included reliably collecting evaluation data, accurately measuring ongoing systems changes, and variable trainee engagement.