OBJETIVO
O estudo objetiva descrever a construção e análise da validade do Questionário Avaliação da Gestão de Riscos Assistenciais em Serviços de Saúde (AGRASS).
MÉTODOS
Trata-se de estudo de validação de um instrumento de medida nas etapas: 1. construção do modelo conceitual e itens; 2. apreciação formal multidisciplinar; 3. grupo nominal para análise da validade com especialistas da esfera nacional; 4. desenvolvimento de softwares e estudo-piloto nacional em 62 hospitais do Brasil; 5. Delphi para análise da validade com utilizadores do questionário. Nas etapas 3 e 5, os itens foram julgados quanto à validade de face e conteúdo, utilidade e viabilidade, em uma escala Likert de 1 a 7 (ponto de corte: mediana < 6). A validade de construto e a confiabilidade foram analisadas com análise fatorial confirmatória e coeficientes α de Cronbach.
RESULTADOS
A versão inicial do instrumento (98 itens) foi adaptada durante as etapas 1 a 3 para a versão com 40 itens considerados relevantes, de conteúdo adequado, úteis e viáveis. O instrumento tem duas dimensões e nove subdimensões, e os itens têm opção de resposta fechada (sim ou não). Os softwares para coleta e análise automática geram indicadores, tabelas e gráficos automáticos para a instituição avaliada e conjuntos agregados. Os índices de ajuste confirmaram o modelo bidimensional de estrutura e processo (X2/gl = 1,070, RMSEA ≤ 0,05 = 0,847; TLI = 0,972), havendo confiabilidade alta para o Questionário AGRASS (α = 0,94) e a dimensão processo (α = 0,93) e aceitável para a dimensão estrutura (α = 0,70).
CONCLUSÃO
O Questionário AGRASS é um instrumento potencialmente útil para a vigilância e monitoramento da gestão de riscos e segurança do paciente em serviços de saúde.
Questionário AGRASS: Avaliação da Gestão de Riscos Assistenciais em Serviços de Saúde
Zenewton André da Silva Gama
Pedro Jesus Saturno-Hernandez
Anna Claudia Sales Gomes Caldas
Marise Reis de Freitas
Ana Elza Oliveira de Mendonça
Carlos Alexandre de Souza Medeiros
Wilton Rodrigues Medeiros
Oliver Kessler
Diogo Penha Soares
Resumo
Data de publicação
Volume
54
doi
10.11606/s1518-8787.2020054001335