Reduzir os erros de prescrição do serviço de emergência pediátrica
CONTEXTO: Os erros de prescrição são uma causa significativa de danos iatrogênicos no sistema de saúde. Pacientes do serviço de emergência pediátrica (SE) são particularmente vulneráveis a erros. Procurou-se diminuir em 20% os erros de prescrição em um SE pediátrico acadêmico ao longo de um período de 24 meses, implementando diretrizes nacionais de melhores práticas identificadas. MÉTODOS: De 2017 a 2019, um projeto multidisciplinar de melhoria da qualidade (MQ) orientado por pares foi conduzido usando o Modelo de Melhoria. Foram identificados quatro fatores principais, incluindo a simplificação da entrada eletrônica de solicitação de medicamentos em arquivos de prescrição, a melhoria do conhecimento da dosagem por indicação, o aumento do feedback dos erros para os prescritores e a conscientização sobre as armadilhas comuns da prescrição. Quatro intervenções foram implementadas em seguida. As medidas de resultado incluíram erros de prescrição por 1.000 prescrições escritas para todos os medicamentos e os dez principais antibióticos propensos a erros. As medidas do processo incluíram a conscientização do prestador e o uso de arquivos de prescrição; a medida de equilíbrio foi a satisfação do prestador. As diferenças nas medidas de resultados foram avaliadas pela metodologia estatística de controle de processos. As medidas de processo e equilíbrio foram analisadas por análise de variância unidirecional e teste do χ2. RESULTADOS: Antes de nossas intervenções, foram identificados 8,6 erros por 1.000 prescrições escritas, com 62% dos erros provenientes dos 10 antibióticos mais propensos a erros. Após as intervenções, a taxa de erro por 1.000 prescrições diminuiu de 8,6 para 4,5 no geral e de 20,1 para 8,8 para os 10 antibióticos mais propensos a erros. A conscientização do profissional sobre os arquivos de prescrição aumentou significativamente. CONCLUSÃO: Os esforços de MQ para implementar as melhores práticas previamente definidas, incluindo a simplificação e a padronização do sistema de prescrição computadorizado (SPC), reduziram significativamente os erros de prescrição. O efeito sinérgico dos esforços educacionais e tecnológicos provavelmente contribuiu para a melhoria aferida.
BACKGROUND: Prescription errors are a significant cause of iatrogenic harm in the health care system. Pediatric emergency department (ED) patients are particularly vulnerable to error. We sought to decrease prescription errors in an academic pediatric ED by 20% over a 24-month period by implementing identified national best practice guidelines. METHODS: From 2017 to 2019, a multidisciplinary, fellow-driven quality improvement (QI) project was conducted using the Model for Improvement. Four key drivers were identified including simplifying the electronic order entry into prescription folders, improving knowledge of dosing by indication, increasing error feedback to prescribers, and creating awareness of common prescription pitfalls. Four interventions were subsequently implemented. Outcome measures included prescription errors per 1000 prescriptions written for all medications and top 10 error-prone antibiotics. Process measures included provider awareness and use of prescription folders; the balancing measure was provider satisfaction. Differences in outcome measures were assessed by statistical process control methodology. Process and balancing measures were analyzed using 1-way analysis of variance and χ2 testing. RESULTS: Before our interventions, 8.6 errors per 1000 prescriptions written were identified, with 62% of errors from the top 10 most error-prone antibiotics. After interventions, error rate per 1000 prescriptions decreased from 8.6 to 4.5 overall and from 20.1 to 8.8 for top 10 error-prone antibiotics. Provider awareness of prescription folders was significantly increased. CONCLUSION: QI efforts to implement previously defined best practices, including simplifying and standardizing computerized provider order entry (CPOE), significantly reduced prescription errors. Synergistic effect of educational and technological efforts likely contributed to the measured improvement.