Reflexões sobre sistemas de notificação de incidentes de segurança do paciente

Maria de Jesus Castro Sousa Harada ; Ana Elisa Bauer de Camargo Silva ; Liliane Bauer Feldman ; Sheilla Siedler Tavares ; Luiza Maria Gerhardt ; Antônio José de Lima Júnior ; Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz
Resumo:

RESUMO Objetivo Refletir sobre principais características e recomendações de Sistemas de Notificação de Incidentes, discutir a participação da população na notificação e pontuar desafios no sistema brasileiro. Método Estudo de reflexão, com base na Portaria nº 529/13, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, na RDC nº 36/13; acrescentaram-se reflexões de especialistas.

Resultados:

Os sistemas de notificação são fonte para aprendizado e monitoramento, permitem detecção precoce de incidentes, investigações e, principalmente, geração de recomendações ante recorrências, além de suscitar informações para pacientes-familiares. Existe pouca participação da população nas notificações, independentemente do tipo de sistema e de características como confidencialidade, anonimato e obrigatoriedade. Considerações finais No Brasil, embora a notificação seja obrigatória, é urgente avançar no envolvimento e participação da população, profissionais e instituições. Simplificar a inserção de dados melhorando a interface e a importação de dados do sistema de notificação é um objetivo a ser alcançado.

Fonte:
Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn ; e20200307; 2023. DOI: doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0307.