Segurança do paciente por meio da documentação de enfermagem: barreiras identificadas por profissionais de saúde e estudantes

Jorunn Bjerkan ; Victor Valderaune ; Rose Mari Olsen
Título original:
Patient Safety Through Nursing Documentation: Barriers Identified by Healthcare Professionals and Students
Resumo:

Contexto: Embora o acesso à documentação acurada sobre o paciente seja reconhecido como um pré-requisito para a prestação de um cuidado seguro e contínuo a idosos na atenção primária, os profissionais da saúde frequentemente não fornecem informações clínicas completas, precisas e em tempo hábil. O objetivo deste estudo foi compreender as percepções dos profissionais da saúde e estudantes a respeito das barreiras à segurança do paciente relacionadas às práticas de documentação. Métodos: Usando um desenho qualitativo e exploratório, realizamos seis entrevistas em grupos focais com enfermeiros e educadores sociais (n=12) envolvidos na prática de atenção primária e estudantes de enfermagem e serviço social de uma faculdade (n=11). Examinamos os dados usando a análise de conteúdo qualitativa. Resultados: Quatro temas emergiram da análise para descrever as barreiras à segurança do paciente e à qualidade do cuidado relacionadas às práticas de documentação: "fatores individuais", "fatores sociais", "fatores organizacionais" e "fatores tecnológicos". Cada tema também incluiu vários subtemas. Conclusão: De acordo com os resultados deste estudo, várias barreiras influenciaram negativamente as práticas de documentação e a troca de informações, o que pode colocar os pacientes de atenção primária em uma situação vulnerável e exposta. Para que a documentação seja eficaz, é necessária uma maior conscientização e esforço entre os profissionais individuais. No entanto, os serviços de atenção primária devem facilitar a realização desses objetivos, fornecendo recursos adequados, declarações de missão claras e políticas compreensíveis. 
 

Resumo Original:

Background: Although access to accurate patient documentation is recognized as a prerequisite for delivering of safe and continuous municipal elderly care, healthcare professionals often fail to provide comprehensive clinical information in an accurate and timely manner. The aim of this study was to understand the perceptions of healthcare professionals and healthcare students regarding existing barriers to patient safety through the performance of documentation practices. Methods: Using a qualitative, exploratory design, this study conducted six focus group interviews with nurses and social educators (n = 12) involved in primary care practice and nursing and social educator bachelor’s degree students from a University College (n = 11). Data were analyzed using qualitative content analysis. Results: Four themes emerged from the analysis, which described barriers to patient safety and quality in documentation practices: “Individual factors,” “Social factors,” “Organizational factors,” and “Technological factors.” Each theme also included several sub-themes. Conclusion: According to the findings, several barriers negatively influenced documentation practices and information exchange, which may place primary care patients in a vulnerable and exposed situation. To achieve successful documentation, increased awareness and efforts by the individual professional are necessary. However, primary care services must facilitate the achievement of these goals by providing adequate resources, clear mission statements, and understandable policies. 
 

Fonte:
Frontiers in Computer Science ; 2022. DOI: doi.org/10.3389/fcomp.2021.624555.