Trabalho em equipe na reanimação pediátrica: treinamento de estudantes de medicina em simulação de alta fidelidade

Beatriz Adriane Rodrigues Gonçalves
Maria do Carmo Barros de Melo
Priscila Menezes Ferri Liu
Beatriz Cristina Heitmann Gomes Valente
Vívian Paiva Ribeiro
Pedro Henrique Vilaça E Silva
Título original
Teamwork in Pediatric Resuscitation: Training Medical Students on High-Fidelity Simulation
Resumo

CONTEXTO: O treinamento com simulação e o trabalho em equipe para estudantes de medicina são essenciais para melhorar o desempenho na reanimação cardiopulmonar pediátrica. OBJETIVO: Avaliar se uma abordagem específica ao trabalho em equipe melhora o desempenho técnico e não técnico. MÉTODOS: Realizamos uma pesquisa quase-experimental, prospectiva, pré e pós-intervenção e não randomizada com 65 estudantes do quarto ano do curso de medicina. Este foi um estudo caso-controle em que as equipes usaram um protocolo TeamSTEPPS personalizado (n=34) ou não (n=31) para treinamento de parada cardiorrespiratória em crianças usando simulação de alta fidelidade. Todos os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e de satisfação e realizaram pré e pós-teste de teoria e prática. Os dados da pesquisa foram coletados em 2019 e analisados por meio dos testes χ(2), Mann-Whitney, κ e Wilcoxon. Considerou-se significativo p<0,05. RESULTADOS: Os grupos de intervenção e controle obtiveram melhores escores no pós-teste teórico (p<0,001 e p=0,049), mas não houve diferença entre eles no pré (p=0,291) e no pós-teste (p=0,397). Na lista de verificação do teste prático, todos os grupos obtiveram seus melhores resultados no pós-teste, e o grupo intervenção obteve escores mais altos (p<0,001). Todos os grupos aumentaram o número de eventos de trabalho em equipe e reduziram o intervalo de tempo para realizar as primeiras etapas de reanimação (p<0,001) no pós-teste. CONCLUSÃO: O uso de treinamento de trabalho em equipe com base em um protocolo TeamSTEPPS personalizado melhorou o desempenho no comportamento em equipe e na realização técnica do grupo. A avaliação dos alunos sobre o treinamento foi positiva.
 

Resumo original

BACKGROUND: Simulation training and teamwork for medical students are essential to improve performance in pediatric cardiopulmonary resuscitation. PURPOSE: To evaluate if a specific approach to teamwork improves technical and nontechnical performance. METHODS: We performed quasiexperimental, prospective, pre- and postinterventional, and nonrandomized research with 65 students in the fourth year of their medicine course. This was a case-control study in which teams used a customized TeamSTEPPS protocol (n=34) or not (n=31) for cardiopulmonary arrest training in children using high-fidelity simulation. All participants answered a sociodemographic and satisfaction questionnaire and underwent theory and practice pre- and posttesting. The survey data were collected in 2019 and analyzed using χ(2), Mann-Whitney, κ, and Wilcoxon tests. p<0.05 was considered significant. RESULTS: Intervention and control groups achieved better scores in theory posttesting (p<0.001 and p=0.049), but there was no difference between them in pre- (p=0.291) and posttesting (p=0.397). In the checklist of the practice test, all groups obtained their best outcomes in posttesting and the intervention group achieved higher scores (p<0.001). All groups increased the number of teamwork events and reduced the time span to perform resuscitation first steps (p<0.001) in posttesting. CONCLUSION: The use of teamwork training based on a customized TeamSTEPPS protocol improved performance in team behavior and group technical achievement. The evaluation of the students about the training was positive.

Data de publicação
Volume
13
doi
10.2147/AMEP.S365976