Treinamento de habilidades não técnicas para equipes cirúrgicas interprofissionais nigerianas: uma pesquisa transversal

Barnabas Tobi Alayande
Título original
Non-technical skills training for Nigerian interprofessional surgical teams: a cross-sectional survey
Resumo

 

Introdução: As habilidades não técnicas (HNT), incluindo comunicação, trabalho em equipe, liderança, consciência situacional e tomada de decisão, são essenciais para melhorar a segurança cirúrgica. Muitas vezes percebidas como habilidades soft tangenciais, as HNT muitas vezes não são incluídas nos currículos formais de educação médica ou no desenvolvimento profissional médico contínuo. Nosso objetivo foi analisar a exposição de equipes interprofissionais no centro-norte da Nigéria a HNT e verificar os facilitadores e barreiras percebidos no treinamento interprofissional nessas habilidades para melhorar a segurança cirúrgica e embasar o desenho de um currículo contextualizado relevante. Métodos: Seis unidades de saúde caracterizadas por altos volumes cirúrgicos na zona geopolítica Centro-Norte da Nigéria foram identificadas intencionalmente. Foram incluídos hospitais universitários federais, estaduais e privados, hospitais públicos e privados não universitários e uma unidade de saúde sem fins lucrativos. Uma pesquisa transversal de 19 itens, realizada via web, foi distribuída a 71 profissionais de cirurgia, enfermeiros de centro cirúrgico e anestesistas por amostragem de bola de neve através de líderes de equipes cirúrgicas interprofissionais de agosto a novembro de 2021. Os dados foram analisados usando o teste exato de Fisher, proporções e métodos comparativos constantes para respostas de texto livre. Resultados: Os entrevistados incluíram 17 anestesistas, 21 enfermeiros perioperatórios e 29 cirurgiões e residentes de cirurgia, com uma taxa de conclusão da pesquisa de 95,7%. Mais de 96% nunca tinham ouvido falar de qualquer estrutura de HNT para cirurgia útil para contextos com recursos variáveis e apenas 8% já haviam recebido alguma forma de treinamento em HNT. As equipes interprofissionais identificaram a comunicação e o trabalho em equipe como as habilidades pessoais mais deficientes (38, 57%) e como as mais necessárias para a melhoria da equipe cirúrgica (45, 67%). Houve uma demanda muito alta por treinamento em HNT por todos os membros da equipe cirúrgica (64, 96%). As principais motivações para o treinamento foram as expectativas de melhoria da segurança do paciente e na dinâmica da equipe interprofissional. Os cursos de treinamento híbridos de uma semana (com componentes presenciais e on-line combinados) foram o formato preferido para a realização do treinamento em HNT. Os fatores que facilitariam a participação incluíam o desejo por segurança do paciente e o autoaperfeiçoamento, enquanto as barreiras à participação eram conflitos de tempo e custos de treinamento. Conclusões: As equipes cirúrgicas interprofissionais no contexto nigeriano têm muito interesse no treinamento em HNT e acreditam que ele pode melhorar a dinâmica da equipe, o desempenho pessoal e, por fim, a segurança do paciente. A implementação de programas de treinamento de HNT deve enfatizar a comunicação interprofissional e o trabalho em equipe. 
doi: 10.1186/s12909-024-05550-8.
 

Resumo original

Introduction: Non-technical skills (NTS) including communication, teamwork, leadership, situational awareness, and decision making, are essential for enhancing surgical safety. Often perceived as tangential soft skills, NTS are many times not included in formal medical education curricula or continuing medical professional development. We aimed to explore exposure of interprofessional teams in North-Central Nigeria to NTS and ascertain perceived facilitators and barriers to interprofessional training in these skills to enhance surgical safety and inform design of a relevant contextualized curriculum. Methods: Six health facilities characterised by high surgical volumes in Nigeria’s North-Central geopolitical zone were purposively identified. Federal, state, and private university teaching hospitals, non-teaching public and private hospitals, and a not-for-profit health facility were included. A nineteen-item, web-based, cross-sectional survey was distributed to 71 surgical providers, operating room nurses, and anaesthesia providers by snowball sampling through interprofessional surgical team leads from August to November 2021. Data were analysed using Fisher’s exact test, proportions, and constant comparative methods for free text responses. Results: Respondents included 17 anaesthesia providers, 21 perioperative nurses, and 29 surgeons and surgical trainees, with a 95.7% survey completion rate. Over 96% had never heard of any NTS for surgery framework useful for variable resource contexts and only 8% had ever received any form of NTS training. Interprofessional teams identified communication and teamwork as the most deficient personal skills (38, 57%), and as the most needed for surgical team improvement (45, 67%). There was a very high demand for NTS training by all surgical team members (64, 96%). The main motivations for training were expectations of resultant improved patient safety and improved interprofessional team dynamics. Week-long, hybrid training courses (with combined in-person and online components) were the preferred format for delivery of NTS education. Factors that would facilitate attendance included a desire for patient safety and self-improvement, while barriers to attendance were conflicts of time, and training costs. Conclusions: Interprofessional surgical teams in the Nigerian context have a high degree of interest in NTS training, and believe it can improve team dynamics, personal performance, and ultimately patient safety. Implementation of NTS training programs should emphasize interprofessional communication and teamworking.

Revista
BMC Med Educ
Data de publicação
Volume
24
Fascículo
1
doi
10.1186/s12909-024-05550-8.
Nota geral

Artigo disponível no link:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38755653/