Técnica de higiene das mãos: assimilação do aprendizado por acadêmicos de enfermagem

Coneglian, Tatiane Veteri; ; Moraes, Adriani Izabel de Souza; ; Manzano, Jéssica Pagotto; ; Magri, Maristela Aparecida
Resumo:

Introdução:
Diretrizes e estratégias de segurança instituídas pela Organização Mundial de Saúde por meio da Aliança Mundial contribuem para a segurança do paciente. No Brasil, o cuidado assistencial foi qualificado após a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e a técnica de higiene das mãos adotada como uma medida assistencial de segurança ao paciente, considerada hoje a prática mais efetiva na redução de infecções e assistência à saúde, pois impede a propagação de microrganismos e reduz os riscos de danos à saúde.
Objetivos:
Observar a assimilação do aprendizado na realização dos cuidados antes e durante a técnica de higienização das mãos por acadêmicos do primeiro ano de um curso de Enfermagem, após programa de ensino e orientações, e compará-los com a realização efetuada por acadêmicos, participantes do estudo, que são técnicos e auxiliares de Enfermagem e que atuam profissionalmente.
Método:
Estudo descritivo, observacional, quantitativo, realizado em uma Instituição de Ensino Superior do noroeste do estado de São Paulo, com uma população de 48 acadêmicos.
Resultados:
Dentre os participantes, 87,5% eram do sexo feminino, com idade mediana de 18 anos. A maioria dos acadêmicos demonstrou o preparo e a realização da técnica de higienização das mãos, inclusive retirando os adornos. Entretanto, 27% não seguiram os passos recomendados pela técnica e a etapa que apresentou menor percentual de realização foi a fricção dos espaços interdigitais, bem como a assimilação dos passos sequenciais da técnica.
Conclusão:
A adequada higienização das mãos por meio da técnica correta de lavagem das mãos é essencial para a segurança do paciente e configura-se como cuidado essencial nos ambientes de saúde. Assim, a educação e conscientização para a higienização das mãos com a técnica correta precisa ser estendida a todas as pessoas da área da saúde nos diferentes ambientes assistenciais, especialmente para os graduandos dos cursos de Enfermagem. Oferecer cursos periódicos sobre o aprendizado da técnica e averiguar se não há negligência deste cuidado nos diferentes ambientes são ações fundamentais.
 

Fonte:
Revista Cuidarte ; 14(1): 69-74; 2023.