Uma chamada para a segurança: antecipar e mitigar o risco por meio de uma linha de serviços de obstetrícia e ginecologia
A prestação de cuidados de saúde é uma interação complexa entre pacientes, prestadores de cuidados de saúde, enfermeiros, ambulatórios e hospitais. Com a transição do modelo de atenção à saúde, os consultórios médicos independentes e os hospitais se uniram para formar redes de consultórios ambulatoriais e hospitais. Essa mudança no modelo de prestação de cuidados de saúde apresentou desafios para conseguir fornecer cuidados seguros, de qualidade e econômicos para os pacientes, com risco potencialmente maior para uma organização. O desenvolvimento e a incorporação de estratégias de segurança abrangentes são imprescindíveis para a base deste modelo. A Northwell Health, um grande sistema de saúde no nordeste dos Estados Unidos, desenvolveu uma estratégia para sua Linha de Serviços de Obstetrícia e Ginecologia que inclui a interação semanal da liderança departamental de cada hospital para discutir operações, compartilhar preocupações e identificar possíveis oportunidades para evitar resultados subótimos recorrentes e melhorar a segurança do paciente. A Chamada de Segurança semanal, descrita neste artigo, é um componente do programa de segurança e qualidade que contribuiu para uma redução de 19% no Índice Ponderado de Resultados Adversos para as dez maternidades que realizam mais de 30.000 partos anualmente no sistema desde o início. Houve também uma redução significativa nos prêmios de seguro com base em projeções atuariais de redução de risco devido à implementação de um Programa de Segurança Obstétrica.
Delivery of healthcare is a complex interaction of patients, healthcare providers, nurses, ambulatory practices, and hospitals. As the model of health care transitioned, free standing physician practices and hospitals have coalesced to form networks of ambulatory practices and hospitals. This change in the model of healthcare delivery presented challenges to provide safe, quality, cost-effective care for patients, with potentially increased risk to an organization. The development and imbedding of comprehensive safety strategies are imperative to the foundation of this model. Northwell Health, a large health system in the northeastern United States developed a strategy for their Obstetrics and Gynecology Service Line which includes weekly interaction by departmental leadership from each hospital to discuss operations, share concerns and identify potential opportunities to prevent recurrent suboptimal outcomes and improve patient safety. The weekly Safety Call, described in this article is a component of the safety and quality program that has contributed to a 19% decrease in the Weighted Adverse Outcomes Index for the 10 maternity hospitals delivering over 30,000 babies annually within the system since inception. There was also a significant reduction in insurance premiums based on actuarial projections of risk reduction because of the implementation of an Obstetrical Safety Program.