A empatia clínica é um elemento importante dos cuidados de saúde de qualidade. A comunicação empática está associada à melhoria da satisfação do paciente, ao aumento da adesão ao tratamento e a menos queixas por má prática (1). As percepções dos pacientes sobre a empatia de seus médicos estão positivamente relacionadas a resultados de saúde mais favoráveis (2-4). Além de melhorar os resultados dos pacientes, a empatia clínica está associada ao aumento do bem-estar geral do médico (5). Altos níveis de empatia do profissional têm sido associados à diminuição do esgotamento, do sofrimento pessoal, da depressão e da ansiedade, juntamente com o aumento da satisfação com a vida e do bem-estar psicológico (6,7).
Clinical empathy is an important element of quality health care. Empathic communication is associated with improved patient satisfaction, increased adherence to treatment, and fewer malpractice complaints (1). Patients’ perceptions of their physicians’ empathy are positively related to more favorable health outcomes (2-4). In addition to improving patient outcomes, clinical empathy is associated with increased overall well-being for the physician (5). High levels of practitioner empathy have been associated with decreased burnout, personal distress, depression and anxiety, along with increased life satisfaction and psychological well-being (6,7).