Diretrizes globais para a prevenção de infecções de sítio cirúrgico

Autor institucional: 
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Título original: 
Global Guidelines for the Prevention of Surgical Site Infection
Resumo: 

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRASs) são adquiridas por pacientes ao receberem cuidados de saúde e representam o evento adverso mais frequente no âmbito da segurança do paciente em todo o mundo. 

Trabalhos recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as infecções de sítio cirúrgico (ISSs) são o tipo de IRAS mais monitorado e frequente em países de renda baixa e média, afetando até um terço dos pacientes submetidos a um procedimento cirúrgico. Embora a incidência de ISSs seja menor nos países de alta renda, continua sendo o segundo tipo mais frequente de IRAS na Europa e nos Estados Unidos (EUA). 

Leia no PDF ao lado a tradução completa do Sumário Executivo das Diretrizes Globais para a Prevenção de Infecções de Sítio Cirúrgico da OMS.

Abaixo você encontra também o link para a o documento integral em inglês.

Data de publicação: 
2017
Nota geral: 
© World Health Organization 2016 Este texto foi originalmente escrito em inglês. A Organização Mundial da Saúde (OMS) permitiu a tradução deste Sumário Executivo e cedeu os direitos de publicação ao Proqualis/Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz, único responsável pela edição em português.
Idioma do conteúdo: