Estratégia Multimodal da OMS para o aprimoramento da Higienização das Mãos: guia de implementação
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem doença grave e têm um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. No entanto, a boa higiene das mãos, a simples tarefa de limpeza das mãos no momento certo e da maneira certa, pode salvar vidas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu as Diretrizes da OMS sobre Higiene das Mãos em Serviços de Saúde baseadas em evidências para auxiliar os serviços de saúde a melhorarem a higiene das mãos e assim reduzirem as IRAS.
O Guia de Implementação foi elaborado para auxiliar os estabelecimentos de saúde na implantação de melhorias na higiene das mãos, de acordo com as Diretrizes da OMS sobre Higiene das Mãos em Serviços de Saúde.
A estratégia descrita no presente Guia de Implementação é projetada para uso em qualquer estabelecimento de saúde, independentemente do nível de recursos ou do fato de o estabelecimento já estar implementando quaisquer iniciativas de higiene das mãos.
A abordagem se concentra principalmente em melhorar a adesão à higiene das mãos pelos profissionais de saúde que trabalham com pacientes. Através das ações propostas pela estratégia, pretende-se também alcançar a melhoria de infraestruturas para a higiene das mãos, juntamente com o aprimoramento do conhecimento e da percepção sobre a higiene das mãos e as IRAS e o clima de segurança para o paciente. Seu objetivo final é reduzir tanto a propagação de infecções e micro- rganismos multirresistentes como o número de pacientes adquirindo IRAS preveníveis, e, assim, evitar o desperdício de recursos e salvar vidas.
Os detalhes de todas as ferramentas fornecidas para apoiar a implementação de uma estratégia de melhoria de higiene das mãos bem-sucedida em qualquer estabelecimento de saúde são disponibilizados no presente Guia.