Proqualis será canal de divulgação da iniciativa Choosing Wisely no Brasil

Autor institucional: 
Centro Colaboradora para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente

Em breve será lançada no portal uma seção com publicações dedicadas à essa iniciativa

Choosing Wisely é uma iniciativa internacional que tem como objetivo garantir o cuidado certo, na hora certa. São recomendações baseadas em evidências que devem ser discutidas para tomar escolhas inteligentes sobre o atendimento mais adequado com base na situação individual do paciente.

O Proqualis firmou parceira com representantes da Choosing Wisely no Brasil, os médicos Luis Cláudio Correia, Guilherme Brauner Barcellos e Gustavo Gusso, para divulgar a iniciativa no país.

Está lançada a Choosing Wisely Brasil e aberta a temporada para reflexões em torno de escolhas inteligentes na atenção à saúde brasileira. Os sites Choosing Wisely norte- americano (www.choosingwisely.org) e canadense (www.choosingwiselycanada.org) disponibilizam informações e recomendações, através das sociedades de especialidades, que atuam por adesão voluntária e independente. Recomenda-se analisar esses conteúdos, até que sejam gerados os genuinamente nacionais. Já está confirmada a adesão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e também da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) como pioneiras na elaboração dos primeiros conteúdos brasileiros.

Os Drs. Correia, Barcellos e Gusso participarão em maio/2015 do seminário em Londres do grupo internacional da iniciativa, onde representantes dos países que estão recém iniciando serão instrumentalizados pelos representantes dos países que já possuem experiência. Serão discutidos no evento os procedimentos comuns a serem adotados por todos envolvidos.

Em breve, no Portal Proqualis será lançada uma seção dedicada à Escolha Inteligente (Choosing Wisely Brasil) para disseminação das publicações sobre a iniciativa.

Saiba mais: http://saudebusiness.com/sendo-medico-como-pensar-sabiamente/