Melhorando o diagnóstico no cuidado de saúde

BALOGH, E.P. ; MILLER, B.T. ; BALL, J.R.
Título original:
Improving Diagnosis in Health Care
Resumo:

Ao longo das décadas tem havido um ponto cego na prestação do cuidado de saúde: os erros de diagnóstico — isto é, os diagnósticos imprecisos ou tardios — persistem em todos os ambientes de cuidado e continuam a prejudicar um número inaceitável de pacientes. Por exemplo:

  • Uma estimativa conservadora revelou que 5% dos adultos dos EUA que buscam tratamento ambulatorial a cada ano sofrem um erro de diagnóstico.
  • Ao longo de décadas a pesquisa baseada em exames post mortem mostra que os erros de diagnóstico contribuem para cerca de 10% das mortes de pacientes.
  • A revisão de prontuários sugere que os erros de diagnóstico são responsáveis por 6 a 17% dos eventos adversos hospitalares.
  • Os erros de diagnóstico são a principal razão para processos judiciais que resultam em indenizações, têm uma probabilidade quase duas vezes maior de resultar na morte do paciente em comparação com outros tipos de ação judicial e representam a maior proporção do total de indenizações pagas.

Ao rever as evidências, o comitê concluiu que a maior parte das pessoas irá sofrer pelo menos um erro de diagnóstico ao longo da vida, às vezes com consequências devastadoras. Apesar da onipresença dos erros de diagnóstico e do risco de danos graves aos pacientes, tais erros têm sido amplamente negligenciados pelos movimentos de qualidade e segurança do paciente no cuidado de saúde. Se não for dada atenção específica à melhoria dos diagnósticos, esses erros provavelmente irão piorar com o aumento da complexidade da prestação do cuidado de saúde e dos processos de diagnóstico.

Acertar o diagnóstico é um aspecto fundamental do cuidado de saúde — o diagnóstico explica o problema de saúde do paciente e é a base para as decisões sobre os cuidados de saúde subsequentes. Os erros de diagnóstico possuem uma grande variedade de causas, dentre elas: colaboração e comunicação inadequadas entre profissionais de saúde, pacientes e seus familiares;1 um sistema de trabalho no cuidado de saúde que não está bem concebido para apoiar o processo de diagnóstico; pouca retroalimentação aos profissionais de saúde sobre seu desempenho no processo diagnóstico; e uma cultura que desencoraja a transparência e a abertura de informação diante da ocorrência de erros — o que dificulta as tentativas de aprender com esses eventos e melhorar o diagnóstico.

Os erros de diagnóstico podem resultar em diferentes desfechos, que serão mais bem caracterizados quando acumularmos mais evidências. Por exemplo, quando ocorre um erro de diagnóstico, um paciente pode ou não sofrer danos. Os erros podem causar danos porque impedem ou retardam o tratamento adequado, levam a tratamentos desnecessários ou prejudiciais ou geram repercussões psicológicas ou financeiras. Às vezes não ocorrem danos, por exemplo, quando os sintomas de um paciente desaparecem mesmo com um diagnóstico incorreto.

Melhorar o processo diagnóstico é uma possibilidade concreta, além de ser um imperativo moral, profissional e de saúde pública. Para atingir essa meta, precisaremos mudar significativamente as nossas perspectivas sobre o processo diagnóstico e promover um amplo compromisso com a mudança entre profissionais de saúde, organizações de saúde, pacientes e suas famílias, pesquisadores e formuladores de políticas.

1 O termo 'família' é usado para fins de simplicidade, mas envolve todas as pessoas que dão apoio ou cuidam informalmente dos pacientes durante o processo diagnóstico.

Leia mais sobre o assunto no Sumário Executivo traduzido pelo Proqualis no PDF ao lado. O livro em inglês pode ser baixado aqui.

Fonte:
The National Academies Press ; 472; 2015. DOI: 10.17226/21794 .
Nota Geral:

Este Sumário Executivo foi originalmente escrito em inglês. A National Academy of Sciences, através da National Academies Press, Washington, D.C., permitiu a tradução deste texto e cedeu os direitos de publicação ao Proqualis/Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz, único responsável pela edição em português. Link para o conteúdo original disponível em: http://www.nap.edu/read/21794/chapter/1#ii

Autor institucional: 
Committee on Diagnostic Error in Health Care
Board on Health Care Services
Institute of Medicine
The National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine