Trabalho em equipe na reanimação pediátrica: treinamento de estudantes de medicina em simulação de alta fidelidade
CONTEXTO: O treinamento com simulação e o trabalho em equipe para estudantes de medicina são essenciais para melhorar o desempenho na reanimação cardiopulmonar pediátrica. OBJETIVO: Avaliar se uma abordagem específica ao trabalho em equipe melhora o desempenho técnico e não técnico. MÉTODOS: Realizamos uma pesquisa quase-experimental, prospectiva, pré e pós-intervenção e não randomizada com 65 estudantes do quarto ano do curso de medicina. Este foi um estudo caso-controle em que as equipes usaram um protocolo TeamSTEPPS personalizado (n=34) ou não (n=31) para treinamento de parada cardiorrespiratória em crianças usando simulação de alta fidelidade. Todos os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e de satisfação e realizaram pré e pós-teste de teoria e prática. Os dados da pesquisa foram coletados em 2019 e analisados por meio dos testes χ(2), Mann-Whitney, κ e Wilcoxon. Considerou-se significativo p<0,05. RESULTADOS: Os grupos de intervenção e controle obtiveram melhores escores no pós-teste teórico (p<0,001 e p=0,049), mas não houve diferença entre eles no pré (p=0,291) e no pós-teste (p=0,397). Na lista de verificação do teste prático, todos os grupos obtiveram seus melhores resultados no pós-teste, e o grupo intervenção obteve escores mais altos (p<0,001). Todos os grupos aumentaram o número de eventos de trabalho em equipe e reduziram o intervalo de tempo para realizar as primeiras etapas de reanimação (p<0,001) no pós-teste. CONCLUSÃO: O uso de treinamento de trabalho em equipe com base em um protocolo TeamSTEPPS personalizado melhorou o desempenho no comportamento em equipe e na realização técnica do grupo. A avaliação dos alunos sobre o treinamento foi positiva.
BACKGROUND: Simulation training and teamwork for medical students are essential to improve performance in pediatric cardiopulmonary resuscitation. PURPOSE: To evaluate if a specific approach to teamwork improves technical and nontechnical performance. METHODS: We performed quasiexperimental, prospective, pre- and postinterventional, and nonrandomized research with 65 students in the fourth year of their medicine course. This was a case-control study in which teams used a customized TeamSTEPPS protocol (n=34) or not (n=31) for cardiopulmonary arrest training in children using high-fidelity simulation. All participants answered a sociodemographic and satisfaction questionnaire and underwent theory and practice pre- and posttesting. The survey data were collected in 2019 and analyzed using χ(2), Mann-Whitney, κ, and Wilcoxon tests. p<0.05 was considered significant. RESULTS: Intervention and control groups achieved better scores in theory posttesting (p<0.001 and p=0.049), but there was no difference between them in pre- (p=0.291) and posttesting (p=0.397). In the checklist of the practice test, all groups obtained their best outcomes in posttesting and the intervention group achieved higher scores (p<0.001). All groups increased the number of teamwork events and reduced the time span to perform resuscitation first steps (p<0.001) in posttesting. CONCLUSION: The use of teamwork training based on a customized TeamSTEPPS protocol improved performance in team behavior and group technical achievement. The evaluation of the students about the training was positive.