O número de pacientes com doença renal submetidos a hemodiálise (HD) na Indonésia aumentou de 52.000 em 2016 para 77.000 em 2017. O aumento do número de pacientes em HD deve ser equilibrado pela melhoria da qualidade do serviço e pela manutenção da segurança do paciente de forma consistente e contínua. Este estudo determina a causa e as soluções para o fato de a realização da identificação do paciente ainda não ser 100% como base para melhorar o sistema de identificação do paciente na unidade de hemodiálise (HD) do Hospital Grha Permata Ibu (GPI). Foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a abordagem Plan-Do-Study-Act (PDSA) envolvendo triangulação da coleta de dados, ou seja, observação, documentação e entrevistas com a versão melhorada do formulário PDSA do Nacional Health Service (NHS) como instrumento. Os participantes foram selecionados por amostragem bola de neve. Os resultados do PDSA indicaram que a causa do problema era a falta de compreensão da equipe de HD sobre a identificação do paciente. Esse problema pode ser superado pela socialização e simulação da identificação do paciente: um procedimento operacional padrão para identificação do paciente, implementação da identificação do paciente, fluxo de notificação de incidentes de identificação do paciente e verbas para identificação do paciente. O problema de identificar pacientes na unidade de HD pode ser resolvido usando o ciclo PDSA que foi realizado. São necessárias modificações para o próximo ciclo PDSA, que consistem em 1) socialização regular e simulação da identificação do paciente; 2) POP de identificação do paciente na unidade de HD; 3) implementação do processo de identificação envolvendo o paciente; 4) notificação e conscientização sobre a realização de uma cultura de segurança do paciente se ocorrer um incidente e 5) relatórios sobre a obtenção de dados monetizáveis e recomendações para esforços de melhoria.
Kidney disease patients undergoing hemodialysis (HD) in Indonesia increased from 52,000 in 2016 to 77,000 in 2017. The increase in HD patients should be balanced by the improvement of the quality of service and maintenance of patient safety consistently and continuously. This study determines the cause and solutions of the patient identification achievement that is not yet 100%, as the base to improve the patient identification system in the hemodialysis (HD) unit of Grha Permata Ibu Hospital (GPI) Hospital. Qualitative research using the Plan-Do-Study-Act (PDSA) approach involving triangulation of data collection, namely observation, documentation, and interviews with the PDSA form from National Health Service (NHS) Improved version as the instrument. Informants were selected by snowball sampling. The PDSA results indicated that the problem cause was the HD team’s lack of understanding of patient identification. This problem can be overcome by socialization and simulation of patient identification: a standard operating procedure for patient identification, implementation of patient identification, patient identification incident reporting flow, and money for patient identification. The problem of identifying patients in the HD unit can be resolved using the PDSA cycle that has been performed. Modifications are required for the next PDSA cycle, consisting of 1) regular socialization and simulation of patient identification; 2) SOP of patient identification in HD unit; 3) implementation of the identification process by involving the patient; 4) reporting and building awareness of realizing a patient safety culture if an incident occurs, and 5) reporting on the achievement of monev data and recommendations for improvement efforts.