Destaques 10 anos Proqualis: Parto e Nascimento Seguros

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

Parto e nascimento são momentos importantes não apenas para mães e bebês, mas para toda a sociedade. Os indicadores relacionados a esses eventos traduzem o status da mulher na sociedade e a qualidade dos sistemas e serviços de saúde. Por isso, um único óbito materno e todos os casos de danos aos bebês relacionados ao parto devem ser tomados como eventos-sentinela e deflagrar uma investigação sobre todo o processo de cuidado recebido. Além disso, mais recentemente, o near miss materno, mais comum que o óbito materno e definido como situações em que as mulheres apresentam complicações potencialmente letais, também tem merecido maior atenção e estudos, por sua capacidade de revelar os problemas na atenção à saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 830 mulheres morrem a cada dia por causas evitáveis relacionadas com a gravidez e o parto. Apesar da redução de 44% na taxa de mortalidade materna no mundo, ela se mantém inaceitavelmente alta. Reconhecendo a magnitude do problema, a meta de reduzir a taxa global de mortalidade materna para menos de 70 a cada 100 mil nascidos vivos está contemplada na Agenda 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Aspectos contextuais são potencialmente capazes de afetar o desfecho obstétrico. Fatores assistenciais relacionados ao acesso, ao processo de trabalho, à estrutura dos serviços de saúde e às condições socioeconômicas e culturais da mulher podem ser facilitadores ou obstáculos para a utilização de serviços obstétricos adequados e em tempo oportuno. Assim, intervenções no sistema de saúde e nas organizações hospitalares, baseadas nas melhores evidências disponíveis, são capazes de modificar esse quadro e produzir melhorias na qualidade dos serviços, tornando-os mais seguros, efetivos e eficientes.

Nos últimos anos, foram publicados muitos estudos que propõem intervenções, métodos e instrumentos para melhorar a qualidade dos cuidados prestados durante o parto e nascimento. Esse conhecimento pode auxiliar na tomada de decisão de gestores e de profissionais de saúde, na adoção de práticas mais seguras, centradas na paciente, e nas escolhas e orientação das pacientes e suas famílias.

Em seus dez anos de existência, o Proqualis vem disponibilizando diversos conteúdos sobre esse tema para apoiar o aprimoramento dos serviços de saúde. Apresentamos, a seguir, uma seleção de dez materiais bastante relevantes:

1) Adaptação e validação da lista de verificação do parto seguro da Organização Mundial da Saúde para o contexto brasileiro  

2) Lista de Verificação da OMS para Partos Seguros 

3) Rastreando os eventos adversos e favoráveis no cuidado obstétrico (TRACE) 

4) Aula ‘Segurança do Paciente na Atenção ao Parto e ao Nascimento’

5) Impacto de uma estratégia abrangente de segurança do paciente sobre os eventos adversos obstétricos  

6) Abordagem sistemática para o desenvolvimento de um conjunto de indicadores de qualidade para divulgação sobre cuidado de maternidade de base comunitária 

7) Pare! Verifique suas suposições iniciais: "conduta clínica congelada" na prática obstétrica

8) Práticas seguras de cuidados maternos e perinatais evitam eventos adversos no parto e nascimento (Entrevista com Lenice Gnocchi da Costa Reis, da ENSP/Fiocruz)

9) Webinar ‘Parto Seguro’, com Lenice Gnocchi da Costa Reis, da ENSP/Fiocruz

10) Melhorando a qualidade do cuidado na saúde materna e neonatal: estudo-piloto prospectivo do programa da OMS Lista de Verificação de Segurança no Parto